Descrição

Os olorosos são vinhos vocacionais: a estrutura especial que os mostos de Palomino fino apresentam desde o início, aconselha os provadores a classificá-los para o envelhecimento oxidativo desde o início. A fortificação inicial a 18% vol. de álcool impede o desenvolvimento do véu de flor, pelo que o vinho envelhece sempre exposto à ação lenta do oxigénio. O Oloroso Seco Cuco, pela sua complexidade, intensidade e grande estrutura, combina muito bem com pratos de cogumelos, caça e carnes gelatinosas. Apresenta-se num formato de 37,5 cl.

Informações de produto

Tipo
Oloroso
Álcool
19.5% vol.
Variedade
100% Palomino fino.
Origem
Jerez-Xérès-Sherry

Prova

Vista
Mogno.
Nariz
Reminiscências de madeiras nobres, frutos secos de casca rija.
Boca
Untuoso e seco no paladar.
Temperatura de servir
Entre 12 e 14 ºC. Servir em copo de vinho branco.
Consumo
Os vinhos velhos oxidativos envelhecidos, como este, podem permanecer em perfeitas condições após o engarrafamento durante muitos anos, mesmo que a garrafa tenha sido aberta anteriormente.
Combinação
Como aperitivo e para acompanhar qualquer refeição ligeira: frutos secos ou peixe seco ou conservado em sal: mojama, anchovas, arenques...

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas de Gibalbin e Santa Lucia em Jerez Superior.
Idade
30 anos.
Solo
Albariza (calcário branco).
Clima
As vinhas estão situadas no interior para que tenham uma boa maturação.
Rendimento
9000 Kg/ha.
Colheita
Manual a granel. Normalmente, em meados de agosto, durante 17 dias.
Vinificação
Fermentação em cubas de inox de 400.000 litros a 20ºC durante 12 dias com leveduras indígenas. Após a fermentação, os vinhos mais robustos são selecionados e fortificados com álcool vínico até 18% vol.
Envelhecimento
12 anos de envelhecimento oxidativo nas adegas Las Pastoras, La Caridad, Gascon, San Guillermo, El Potro. No total, 13 'criaderas' com 5721 botas.