Descrição

Aalto é o resultado de uma selecção extremamente meticulosa de uvas e de um tratamento respeitoso da matéria-prima. Um tinto de excelente qualidade que só é comercializado quando as condições de maturação atingem o nível exigido. Tempranillo da Ribera del Duero de Burgos e Valladolid nas mãos de Mariano García, um dos enólogos mais conceituados do mundo do vinho. A sua colheita anterior foi avaliada com 94 pontos Parker. Disponível aqui em formato magnum (1,5 litros).

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2019
Álcool
15.0% vol.
Variedade
100% Tempranillo
Outros formatos disponíveis:
Origem
Ribera del Duero

Combinação

Curry de cordero estilo Madras

En este plato se mezclan el sabor potente de la carne con el picante especiado y el dulzor untuoso de la leche de coco. Necesitamos un tinto con buena acidez, frescura y notas especiadas.

Prova

Vista
Cor vermelho cereja.
Nariz
Fresco e elegante onde se destacam notas especiadas provenientes do seu envelhecimento.
Boca
Persistente com uma estrutura e volume notáveis.
Temperatura de servir
16 ºC.
Consumo
Óptimo até cerca de 2028, se mantido em boas condições.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas localizadas em nove municípios diferentes de Burgos e Valladolid.
Idade
A maioria delas são vinhas muito velhas, com idades compreendidas entre os 40 e 80 anos.
Clima
Continental. Inverno muito seco, com temperaturas mínimas que atingem -9 ºC. A primavera e o verão caracterizaram-se por uma precipitação muito reduzida, algumas chuvas em Julho e no final de Agosto, o que impediu o stress nas vinhas. O ciclo vegetativo desenvolveu-se com grande variação de temperatura, alternando períodos quentes com temperaturas atípicas de 4 ºC em meados de Junho.
Colheita
A 24 de setembro de 2019 começou a vindima manual em pequenas caixas de 15 quilos com rigorosa inspeção cacho a cacho na mesa de seleção. A uva entrou na adega em condições sanitárias óptimas e de grande qualidade.
Envelhecimento
18 meses de envelhecimento em barricas de carvalho francês e americano.
Engarrafamento
Em julho de 2021.