Descrição

Este vinho presta homenagem com o seu nome à vinha de onde provêm as uvas. La Bienquerida é uma pequena vinha plantada em 1906, onde a Mencía cresce juntamente com outras castas minoritárias. A pequena parcela, em vias de desaparecer, foi recuperada por Losada, uma adega que dedicou os frutos deste terroir à elaboração de um dos seus vinhos mais refinados. Desde a colheita anterior, foi também certificado como Vino de Paraje "Las Chas", o que reconhece a singularidade da zona.

Informações de produto

Tipo
Tinto - Crianza
Colheita
2020
Álcool
14.5% vol.
Variedade
95% Mencía, 5% outras
Outros formatos disponíveis:
Origem
Bierzo

Prova

Vista
Cereja com reflexos violetas.
Nariz
Intenso e complexo, aromas de frutos silvestres em compota, flores azuis, balsâmico, folha de tabaco, ardósia, madeira clara, notas de pastelaria e chocolate.
Boca
Potente, estruturado, cheio de fruta, sensações de amoras, mirtilos, groselhas, groselhas vermelhas, iogurte de frutos vermelhos, massa folhada, cacau, natas, alecrim, tomilho, tinta da China e graxa de sapato. Final persistente.
Temperatura de servir
É recomendado servi-lo a 16 ºC.
Combinação
Perfeito com peixes gordos e bacalhau, bem como com todos os tipos de carnes vermelhas e sobremesas de chocolate.

Vinha e preparação

Nome
Parcela La Bienquerida.
Idade
Vinhas com mais de 110 anos.
Solo
Solos pobres de ardósia e argila.
Colheita
Vindima manual em caixas de 20 quilogramas.
Vinificação
As uvas são selecionadas numa mesa de classificação e depois desengaçadas e suavemente esmagadas. Maceração fermentativa com leveduras indígenas em cubas de aço inoxidável.
Envelhecimento
Envelhecido durante 15 meses em barricas de carvalho francês de 500 litros. Quarenta por cento das barricas são de madeira nova e os restantes 60% são de segunda utilização. O vinho é clarificado com gelatina vegetal e não foi filtrado nem estabilizado a frio antes do engarrafamento.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

Deep nose, but bright, perfumed and floral at the same time, showing intense and racy blueberries, golden berries, violets, lavender and an intriguing lift of white pepper. A medium-to full-bodied palate, filled with fine and fresh tannins. Dusty and velvety in texture. Really delicious now, but can hold, too.