Descrição

As três castas tradicionais do cava catalão, Parellada, Xarel-lo e Macabeo, são as "escoltas" de luxo da Chardonnay neste brut blanc de blancs que, sem dúvida, se destaca pelo seu marcado carácter gastronómico. A essência de Anna de Codorníu num espumante fresco, intenso, encorpado e com um toque extra de complexidade que o torna um sucesso.

Informações de produto

A adega
Tipo
Cava
Álcool
12.0% vol.
Variedade
70% Chardonnay, 15% Parellada, 7,5% Xarel·lo, 7,5% Macabeo
Origem
Cava

Prova

Vista
Apresenta uma cor amarela brilhante com reflexos esverdeados e uma bolha fina e persistente que forma um rosário contínuo.
Nariz
Nesta fase, sobressaem as notas cítricas e de frutos tropicais, juntamente com aromas de envelhecimento mais complexos (tostados, brioche) que lhe conferem complexidade.
Boca
Um cava cremoso, encorpado e persistente, com uma marcada versatilidade gastronómica.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 °C. Se necessário, arrefeça durante duas a três horas num balde com água, sal e gelo. Evite o arrefecimento repentino no congelador. Recomenda-se que guarde na vertical.
Combinação
Um bom aliado para acompanhar um menu do princípio ao fim: entradas, salteados de legumes, pratos principais de peixe, marisco ou carne estufada e sobremesas.

Vinha e preparação

Descrição
A Chardonnay provém de vinhedos próprios situados na zona climática mais continental da D.O. Cava, concretamente em Lleida, facto que favorece uma concentração óptima e lhe confere frescura e maior capacidade de envelhecimento, bem como mais corpo e maior intensidade da uva. As castas Xarel·lo, Macabeo e Parellada são provenientes de vinhedos selecionados da zona de Penedés, onde mostram toda a sua tipicidade: bom nível de acidez, frescura e aromas cítricos e florais. Os sistemas de cultivo seguem os critérios da produção integrada e estão especialmente adaptados à produção de vinhos espumantes.
Colheita
A vindima decorreu em meados de agosto e foi planeada para cada casta em função do seu período ótimo de maturação. As uvas foram também vindimadas à noite, a fim de manter as uvas o mais frescas possível e, assim, conservar os seus aromas intactos.
Vinificação
As uvas foram desengaçadas e prensadas para obter o mosto, que fermentou a uma temperatura entre 15 e 17 °C. Após este processo, e uma vez estabilizado, o vinho foi lotado e engarrafado segundo o método tradicional. As garrafas foram transferidas para as caves subterrâneas (a uma temperatura inferior a 15 °C), onde se realizou a segunda fermentação, seguida de um período de envelhecimento.
Envelhecimento
Após mais de 15 meses de estágio nas caves, procedeu-se à agitação do vinho (decantação das garrafas para facilitar a aglutinação e posterior eliminação dos sedimentos) e ao dégorgement, altura em que se procedeu à extração das borras depositadas após a segunda fermentação. Posteriormente, foi adicionada uma quantidade de licor de expedição para determinar o teor de açúcar residual da cava (esta Edição Limitada tem 11 gramas de açúcar residual por litro, brut). Por fim, a garrafa foi arrolhada com uma rolha de cortiça.