Descrição

Tudo é subtil neste delicado vinho de Azpilicueta elaborado através do sangramento das variedades Viura (branca) e Tempranillo (tinta). Desde a sua cor rosa pálido, ao seu paladar fresco e levemente texturado, passando por um nariz cheio de fruta onde se destacam notas de ananás, toranja ou cereja, evocando sensações refrescantes. Um singular rosé que realça a versatilidade dos vinhos de Rioja de alta gama.

Informações de produto

A adega
Tipo
Rosé
Colheita
2019
Álcool
12.5% vol.
Variedade
Viura, Tempranillo
Origem
Rioja

Prova

Vista
Delicada cor rosa pálido.
Nariz
Nariz intenso e exuberante, transbordante de frutos tropicais como o ananás; citrinos como a toranja ou a lima; também fruta fresca de caroço, alperce, cereja; sem esquecer as clássicas notas de amora e framboesa.
Boca
Paladar de textura cintilante, frescura ácida que prolonga o eco deste vinho.
Temperatura de servir
Entre 10 e 12 ºC.
Consumo
Até 2022, se for conservado em condições óptimas.
Combinação
Recomendável com carnes leves, arroz, sushi, pastas, salada de frutas, peixes defumados ou fiambres.

Vinha e preparação

Descrição
Para a elaboração deste vinho são utilizadas uvas procedentes de parcelas de Viura situadas em Rioja Alta. O Tempranillo provém de vinhas situadas em Fuenmayor.
Vinificação
As uvas são maceradas a frio durante algumas horas para obter um mosto com a cor, o aroma e a estrutura desejados. O mosto é obtido através de sangramento para posterior trasfega. Uma vez o mosto limpo, a fermentação tem lugar lentamente e a uma temperatura baixa para obter um vinho perfumado e persistente.