Descrição

Este é provavelmente o branco doce mais famoso do planeta. É um dos vinhos mais emblemáticos do mundo, que atinge as pontuações mais altas possíveis em cada colheita. Puro néctar da podridão nobre.

Informações de produto

Tipo
Sweet white
Colheita
2019
Álcool
14.4% vol.
Variedade
55% Sémillon, 45% Sauvignon blanc
Origem
Sauternes

Prova

Temperatura de servir
Entre 5 e 7 ºC. Recomenda-se beber a uma temperatura mais elevada à medida que a colheita envelhece.
Consumo
Até 2060 em condições óptimas de conservação.
Combinação
Queijos azuis ou com um velho comté, bem como com codorniz, pato ou outras aves e até com sushi.

Vinha e preparação

Nome
Château d'Yquem
Descrição
O Château d'Yquem está situado entre as comunas de Sauternes e Fargues, num terreno predominantemente montanhoso. O seu solo permite gerir a água recolhida durante toda a fase vegetativa, pelo que é menos afetado pelos períodos de seca.
Solo
Principalmente terrenos de cascalho, mas em menor grau também solos argilosos.
Clima
O período vegetativo foi cálido e húmido, e o míldio constituiu uma ameaça importante. Após um mês de Setembro praticamente seco, caíram 40 mm de chuva no final do mês, o que resultou numa colheita muito curta.
Rendimento
9 hectolitros por hectare.
Colheita
Vindima manual com várias passagens durante uma semana.
Vinificação
Uma vez colhidas as uvas botritizadas, não demoram mais de uma hora a chegar à adega. As uvas são prensadas 3 ou 4 vezes, aumentando o teor de açúcar em cada prensagem. A fermentação tem lugar em barricas novas, provenientes do Leste da França Central, e dura entre 2 e 6 semanas, cessando naturalmente em todos os casos. O vinho elaborado a partir de uvas colhidas no mesmo dia é envelhecido separadamente durante 6 a 8 meses. Uma mistura preliminar de lotes selecionados é preparada na primeira Primavera após a colheita e, depois de serem provados, os vinhos que não satisfazem os rigorosos padrões de Yquem são descartados.
Envelhecimento
O resto é transferido para a sala de envelhecimento, onde é estagiado durante cerca de 20 meses. Cada barrica é enchida duas vezes por semana e submetida a 15 trasfegas para eliminar as borras pesadas. No final do envelhecimento, é realizada uma nova fase de seleção através de uma prova cega. Esta prova determinará o lote final do Château d'Yquem.
Engarrafamento
O vinho é geralmente engarrafado durante o terceiro Inverno após a vindima.

Avaliação dos peritos

Decanter:

The 2019 vintage of Château d'Yquem has the highest proportion (45%) of Sauvignon Blanc in any modern Yquem. The Sauvignon Blanc adds to the freshness, acting as a great balance to the succulent, sweet and voluptuous palate. Intense peach and apricot, combined with lemon and orange zest, make this highly appealing to drink right away – an ideal vintage with which to start Yquem’s ‘lighthouse’ project. However, it would be a shame not to give this 10+ years maturation to see how it develops. Very well, I suspect. The growing season was both warm and wet, with mildew a big threat. After a mostly dry September, 40mm rain came at the end of the month, leading to a very short harvest window. All of the Yquem grapes were picked in two tries within a one-week period. Residual Sugar: 138g/L.