Descrição

Este vinho tinto alentejano caracteriza-se pelo carácter vibrante proporcionado pela Touriga nacional e pela textura e densidade sedosa na boca oferecida pela Alicante bouschet.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2018
Álcool
14.0% vol.
Produção
29.000 garrafas
Variedade
50% Aragonés, 50% Alicante bouschet
Origem
Alentejo

Prova

Vista
Cor cereja.
Nariz
Aromas de frutos vermelhos e especiarias.
Boca
Vigoroso, elegante, fresco. Vibrante, de corpo médio e muito sedoso.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Consumo
Até 2029, se for conservado em condições óptimas.

Vinha e preparação

Nome
Taco e Sobreira
Descrição
Vinhas plantadas a uma altitude de 300 metros acima do nível do mar com uma orientação noroeste-sudoeste e condução de cordão bilateral. Não é irrigado.
Idade
Vinha plantada em 2001.
Solo
Origem granítica com teor elevado de argila, textura arenosa com baixa fertilidade.
Clima
2018 foi um ano instável, evidenciando-se o inverno seco e a primavera húmida e fria. Em termos de precipitação foi chuvoso totalizando 804 mm, contudo a distribuição da precipitação foi anormal e colocou bastante pressão nas doenças de origem fúngica. Entre o dia 2 e 6 de Agosto, ocorreu uma onda de calor com as temperaturas máximas a atingirem os 44,3° C provocando um escaldão com perdas bastante significativas. A vindima decorreu com temperaturas amenas e quase sem registo de precipitação.
Rendimento
6 toneladas por hectare.
Colheita
Vindima manual em caixas de 25 quilogramas.
Vinificação
Desengace. Fermentação alcoólica em depósito de aço inoxidável a uma temperatura de entre 26 e 27 ºC. Depois, maceração pós-fermentativa de 5 dias. Realizou a maloláctica naturalmente no mesmo depósito e terminou em barrica de carvalho.
Envelhecimento
Envelhecimento de 12 meses em barricas de carvalho francês. Permanece 6 meses na garrafeira da adega antes de ser comercializado.