Descrição

O enólogo da Colinas do Douro, Jorge Rosa Santos, apresenta-nos um vinho de cor muito aberta e brilhante, com um característico aroma mineral próprio da variedade de uva Rabigato. Nesta variedade de origem portuguesa as uvas são pequenas, uniformes, com a casca fina e verde-amarelada. É uma uva muito suculenta e com elevada acidez natural. Produz vinhos de qualidade e com bom potencial de guarda. O Colinas do Douro Rabigato White 2016 é fresco e elegante, destacando-se a sua boa acidez natural e o seu equilíbrio.

Informações de produto

Tipo
Branco
Colheita
2016
Álcool
12.4% vol.
Variedade
100% Rabigato
Origem
Douro

Prova

Vista
Cor amarela palha, muito aberta e brilhante.
Nariz
Aroma mineral típico da variedade.
Boca
Na boca é fresco, frutado e elegante, com uma boa acidez natural bem integrada.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 ºC.
Consumo
Para beber agora, ainda que podemos mantê-lo na garrafa outros 5 anos em condições óptimas de conservação.

Vinha e preparação

Vinificação
As uvas foram desengaçadas e arrefecidas, passando directamente para a prensa. O mosto foi decantado durante 48 horas em cubas de aço inoxidável a 8ºC e depois fermentado a 13ºC. Deste vinho, 20% foi fermentado em barris de carvalho francês.

Avaliação dos peritos

Wine Enthusiast:

Oak-aged Rabigato is rare, so it is interesting (and delicious) to taste this successful wine. It has a judicious use of wood (just a hint). The wood has just softened the enthusiastic acidity while crisp fruit broadens this naturally fruity wine. Drink from 2019.