Descrição

Os solos de origem deste branco seco elaborado com Weissburgunder são especialmente calcários, até ao ponto de, especialmente na parte superior, ter uma cor praticamente branca pela grande quantidade de calcário existente. Esta circunstância proporciona ao vinho uma grande mineralidade e a sua passagem por barrica de carvalho com borras, como os apreciados brancos de borgonha, de bom corpo e estrutura, promessa de um grande potencial de guarda. Como curiosidade, o seu rótulo mostra um fragmento do livro de legislação vinícola mais antigo da zona, que data de 1309. Uma homenagem à longa tradição desta região austríaca.

Informações de produto

Tipo
Branco
Colheita
2020
Álcool
13.0% vol.
Variedade
Weissburgunder
Origem
Niederösterreich

Prova

Nariz
Complexo com aromas frutados e minerais.
Boca
Cremosa e com bom corpo.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 7 e 10ºC.
Combinação
Ideal com cogumelos, peixes como o bacalhau cozinhado ao vapor ou rodovalho assado ou na brasa, sopa de lagosta, carnes brancas, faisão, ou cordeiro com cogumelos.

Vinha e preparação

Descrição
Vinha localizada mesmo por baixo do jardim de rosas das ruínas do castelo de Falkenstein, a uma altitude de 400 metros acima do nível do mar, virado em direção sul-sudeste. A boa ventilação desta encosta protege a vinha da 'botrytis' não desejada.
Solo
Calcário.
Vinificação
Elaboração ao estilo de borgonha, com maceração a frio de 15 horas e suave prensagem das uvas.
Envelhecimento
Envelhecimento com borras em barricas de carvalho de Allier de 1.000 litros.