Descrição

Este espumante da Codorníu foi o primeiro cava elaborado inteiramente a partir de Chardonnay em Espanha. É um tributo ao espírito pioneiro da adega catalã que é também um reflexo fiel da sua tipicidade e do seu terroir de origem, na zona de Costers del Segre. Com muita fruta, corpo e um final fino e concentrado, perfeito para acompanhar uma refeição do princípio ao fim.

Informações de produto

A adega
Tipo
Cava
Álcool
11.5% vol.
Variedade
100% Chardonnay
Origem
Cava

Prova

Vista
Limpo, amarelo pálido brilhante com reflexos dourados. As bolhas são finas e formam rosários contínuos e uma coroa persistente ao longo do tempo, indicando uma boa fermentação na garrafa.
Nariz
Aparecem suaves notas tostadas, entremeadas com sugestões de frutos primaveris como pêssegos e cerejas, sobre um fundo de brioche e frutos secos provenientes do estágio sobre as borras. Um cava muito complexo, com notas elegantes e uma amplitude aromática que melhora com o tempo no copo.
Boca
Amplo, complexo, equilibrado e cremoso.
Temperatura de servir
A adega recomenda que o sirva a uma temperatura entre 6 e 8 °C). Se necessário, refrigere durante algumas horas num balde de gelo com água, sal e gelo, evitando a refrigeração brusca no congelador. Pode ser guardado na vertical.
Combinação
Ideal para saborear ao longo de uma refeição, pois a sua complexidade realça os pratos mais versáteis como risotos, mariscos, pratos de mar e montanha e pratos muito condimentados, magret de pato, estufados ou fumados.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas plantadas em Costers del Segre, cultivadas segundo critérios de produção integrada e especialmente adaptadas à elaboração de espumantes.
Solo
Pobre e pouco profundo, o que evita o vigor excessivo da vinha e proporciona uma grande concentração, corpo e maior intensidade de aromas de frutos maduros no vinho.
Clima
Marcadamente continental, com grandes diferenças de temperatura entre o dia e a noite.
Colheita
A vindima das uvas Chardonnay tem lugar em meados de agosto e realiza-se sempre durante a noite, a fim de manter as uvas o mais frescas possível e preservar o seu aroma intenso.
Vinificação
Após o desengace e a prensagem das uvas, obtêm-se os mostos que fermentam a uma temperatura de 15-17 °C durante 12-15 dias. Parte do mosto passa por este processo em contacto com o carvalho, obtendo novas nuances, maior estrutura e complexidade. Uma vez terminadas as fermentações, procede-se ao 'coupage' dos mostos e o vinho resultante é engarrafado juntamente com o licor de tiragem (tem menos de três gramas de açúcar residual por litro, 'brut nature'). Segunda fermentação em garrafa.
Envelhecimento
Envelhecimento em rima durante um mínimo de 15 meses em contacto com as borras de levedura nas caves subterrâneas da casa a uma temperatura constante (15-17 °C).

Avaliação dos peritos

James Suckling:

Very clean and linear with sliced-apple, bread-dough, pie-crust and mineral undertones. It’s full-bodied with plenty of fruit, yet the finish is fine and focused. The dry finish makes this. Drink or hold.