Descrição

Como sempre, os albariños da Granbazán são um autêntico prazer. Veigalobos não é diferente, elaborado segundo métodos ancestrais de vinficação e depois de 26 meses de repouso na garrafa, demonstra mais uma vez a grande capacidade de guarda dos vinhos desta casa centenária das Rías Baixas. Além disso, tem uma produção limitada a cerca de 2.660 botellas numeradas, de maneira que sem dúvida estamos a falar de uma jóia.

Informações de produto

Tipo
Branco
Colheita
2018
Álcool
14.0% vol.
Produção
2.660 garrafas
Variedade
100% Albariño
Origem
Rías Baixas

Prova

Vista
Intenso amarelo ocre, claro e brilhante.
Nariz
No nariz é complexo, extremamente floral com aromas de flores brancas, gerânios e rosas. Notas de fruta madura, maçã amarela, figos frescos, compota de pêssego e mousse de damasco com uns delicados matizes a finas ervas como o tomilho e orégão.
Boca
Na boca é denso, balsâmico, com entrada explosiva, saboroso e com boa estrutura típica da longa maceração. Salino caraterístico de um vinho atlântico e longa persistência.
Temperatura de servir
Entre 10 e 12 ºC.

Vinha e preparação

Vinificação
Criomaceração de 4 dias e posterior fermentação com uma temperatura controlada de entre 15 e 17 ºC em depósito de aço inoxidável com as peles.
Envelhecimento
Repousa 26 meses na garrafa.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

The enveloping peach, apricot and citrus-blossom nose of this Rias Baixas dry white is truly enveloping! Every nook and cranny of this wide-screen wine is packed with fruit and the velvety texture is ravishing. The very long finale is so silky and sensual. Drink or hold.