Descrição

Elaborado a partir de uvas cultivadas em vinhas velhas com mais de meio século, este vinho insígnia é a expressão mais fresca, autêntica e elegante da Verdejo de Rueda. Um verdadeiro emblema da denominação, está sempre no topo dos brancos mais vendidos em Espanha. 

Informações de produto

Tipo
Branco
Colheita
2024
Álcool
13.0% vol.
Variedade
100% Verdejo
Outros formatos disponíveis:
Origem
Rueda

Combinação

Tártaro de salmão e abacate

O tempero de ervas e algo picante de um tártaro funciona perfeitamente com um verdelho aromático como este.

Prova

Vista
Cor amarelo palha brilhante com reflexos esverdeados.
Nariz
Elegante, fresco e complexo, mostra um carácter frutado marcado, principalmente de aromas de frutos brancos e citrinos, juntamente com notas de funcho e vegetação rasteira sobre um fundo anisado e balsâmico e uma reminiscência mineral.
Boca
Nesta fase, as notas de fruta fresca já antecipadas no nariz reaparecem para nos apresentar um vinho branco untuoso, doce e elegante que culmina num final suavemente amargo, caraterístico da casta Verdejo e sustentado por uma boa acidez. Tem uma óptima estrutura que favorece a sua persistência. Esta colheita destaca-se sobretudo pelo seu volume e um final de boca complexo e intenso.

Temperatura de servir
É recomendado servir entre 7 e 10 ºC.
Combinação
Ideal para aperitivos e pratos de peixe, marisco, pasta, pratos de arroz e carnes brancas. Também é perfeito para acompanhar fumados, queijos suaves e enchidos.

Vinha e preparação

Descrição
Seleção de vinhas cultivadas em espaldeira no planalto do rio Douro, na zona mais alta do planalto norte de Espanha, e vinhas velhas de pequenos viticultores da zona.
Idade
Vinhas plantadas entre 1962 e 1991.
Solo
Seixos, pobres em matéria orgânica e com algum calcário nas cotas mais elevadas.
Clima
A vindima de 2024 foi marcada por um inverno frio, uma primavera húmida e um verão seco e muito quente. As chuvas da primavera permitiram que as uvas amadurecessem lenta e gradualmente. A qualidade das uvas foi muito boa e as condições de qualidade foram excecionais. A elevada pluviosidade e as temperaturas acima da média favoreceram uma maturação lenta, resultando num grande equilíbrio entre a maturação fenólica e a maturação analítica. Esperam-se vinhos de grande longevidade.
Colheita
As uvas foram colhidas no início de setembro.
Vinificação
O mosto é fermentado em tanques de aço inoxidável, de betão e em depósitos de madeira. Em algumas vinificações, e dependendo da sua acidez, há uma ligeira conversão maloláctica.
Envelhecimento
4 meses sobre as borras, após o que é efectuado o lote das três vinificações (inox, betão e cubas de madeira).