Descrição

La Mar é um branco único, pois é elaborado principalmente a partir de uma uva extremamente rara que quase se extinguiu. A virtude vitícola decisiva e essencial da Caíño blanco é a sua facilidade para extrair o máximo das características do terroir onde se encontra. A sua excelente acidez e corpo volumoso fazem dela uma referência perfeita para acompanhar peixes, mariscos e guisados.

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2018
Álcool
12.5% vol.
Produção
29.552 garrafas
Subzona
O Rosal
Variedade
98% Caíño blanco, 2% Albariño, Loureiro
Origem
Rías Baixas

Prova

Vista
Cor amarelo palha brilhante.
Nariz
Aromas intensos de fruta tropical madura: ananás, pêssego e melão. Ligeiras sugestões de ervas aromáticas terminando sobre um fundo cremoso e envolvente de borras finas. Notas terrosas e recordações salinas frescas.
Boca
Plenitude de sabores, resultando muito amplo, doce, encorpado e tenro ao mesmo tempo, sedoso, profundo e com uma grande estrutura.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 ºC.
Consumo
Até 2024 em condições óptimas de conservação. Grande evolução em garrafa.
Combinação
Ideal com peixe e marisco, assim como guisados, carnes assadas no forno e pratos subtilmente condimentados.

Vinha e preparação

Idade
Vinhas plantadas entre 1989 e 1990
Solo
As vinhas são plantadas sobre uma faixa de ardósia (um xisto metamórfico único entre o granito predominante na denominação).
Clima
Atlântico. A colheita de 2018 foi marcada por fortes chuvas durante a primavera e altas temperaturas em Agosto, registando as mais elevadas nos últimos vinte anos.
Colheita
As uvas foram vindimadas entre 28 de Setembro e 4 de Outubro de 2018.
Vinificação
Maceração a frio durante mais tempo para extrair aromas subtis. Após a fermentação alcoólica, o vinho é mantido em contacto com as suas borras durante pouco menos de dois meses. Depois repousa a uma temperatura baixa durante pelo menos mais seis meses até ser engarrafado, onde continua a sua refinação durante pelo menos mais um ano.
Envelhecimento
Descansa em garrafa durante pelo menos 12 meses antes de ser comercializado.
Engarrafamento
Em Julho de 2019.

Avaliação dos peritos

Decanter:

A speciality of this winery, made with the unique Caíño Branco variety. Quite herbaceous, with hints of green curry and rosemary, it is very distinctive and difficult to identify as Rías Baixas. On the palate it is tight, balanced and lightly saline, displaying a finish with that bit of electricity that defines minerality so well. A very interesting proposal, so Galician and so particular.