Descrição

Loess Verdejo Collection é fermentado em barricas de carvalho francês com excelentes resultados, uma vez que nunca se perde a componente varietal após o seu tempo na madeira. É um monocasta muito estimulante que seduzirá os seguidores desta popular uva. Um aliado extraordinário para uma grande variedade de receitas mediterrâneas.

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco Fermentado em pipa
Colheita
2021
Álcool
13.5% vol.
Produção
6.800 garrafas
Variedade
100% Verdejo
Origem
Rueda

Prova

Vista
Cor amarela intensa com tons esverdeados. Vinho limpo e brilhante.
Nariz
Os aromas florais e de fruta branca aparecem intensamente no início. No fundo, surgem frutos tropicais e notas herbáceas, dando ao vinho frescura e formando uma harmonia atrativa com as nuances terciárias provenientes da madeira.
Boca
Suave, agradável e envolvente no paladar. É um vinho explosivo e complexo em aromas e a combinação da madeira dá-lhe estrutura e corpo que encontram o equilíbrio graças à sua excelente acidez. Proporciona um gosto residual persistente que exibe o toque subtilmente amargo típico da variedade.
Temperatura de servir
É recomendado servir entre 9 e 12 ºC.
Combinação
Ideal com peixe azul assado na brasa e carnes brancas grelhadas.

Vinha e preparação

Nome
La Serna
Descrição
A vinha está localizada no município de Nava del Rey. A produção não excede os 4.000 quilos por hectare.
Idade
Vinhas plantadas em 1936.
Solo
Grande quantidade de pedras arredondadas ou escombros sobre uma camada argilosa com calcário.
Clima
Continental.
Colheita
As uvas foram vindimadas em setembro de 2021 e selecionadas na vinha. As uvas são transportadas para a adega em pequenos reboques de menos de 1.000 quilogramas sob a supervisão dos enólogos.
Vinificação
Fermentação alcoólica em barricas novas de carvalho francês de 225 e 300 litros com controlo de temperatura entre 23 e 25 ºC. Não se realiza a fermentação maloláctica.
Envelhecimento
O vinho não é trasfegado. Permanece em contacto com as suas borras nas mesmas barricas durante 7 meses com "bâtonnage" contínuo para preservar a autenticidade da variedade. É tomado especial cuidado para evitar a oxidação neste processo, com o objetivo de extrair manoproteínas que irão aumentar a qualidade do vinho.
Engarrafamento
Em julho de 2022.