Descrição

A zona de Ürziger distingue-se entre as vinhas do Mosela graças aos seus particulares solos, ricos em ferro e misturados com ardósia fina. A Riesling por tanto, assume um caráter totalmente distintivo e Markus Molitor aproveita todo o seu potencial para nos deslumbrar com um vinho cheio de especiarias e fruta opulenta com uma acidez crocante tão acentuada como um raio laser. Neste caso, tratando-se de um vinho de colheita tardia (Spätlese) e seco (troken), o resultado é interpretado como um branco encorpado, longo, intenso e concentrado.

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2018
Álcool
11.0% vol.
Variedade
100% Riesling
Origem
Mosel

Prova

Nariz
Fruta cítrica, ananás, notas herbais, giz.
Boca
Complexo, exuberante mas puro e refinado, com um final longo, intenso, concentrado e suculento, com sabores cítricos e a marca da ardósia bem marcada.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 9 e 12 ºC.
Consumo
Recomendado entre 2025 e 2040 em condições óptimas de conservação.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas propriedade de Markus Molitor, com uma inclinação que pode chegar a atingir 80% de inclinação, localizados dentro da D.O. Mosel.
Solo
Solos de ardósia finos e ricos em ferro.
Rendimento
Entre 10 e 55 hectolitros por hectare.
Colheita
Vindima manual.
Vinificação
Prensagem suave e maceração com as peles durante várias horas. Fermentação com leveduras naturais em tanques de aço inoxidável durante 3 meses.
Envelhecimento
Envelhecido em borras em barricas durante 6 meses.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

Attractive white-peach, citrus-zest and blossom nose, then a rather filigree, mid-weight palate with a nice touch of spritz and slate character, making this a classic dry Mosel. Rather delicate finish. Drink or hold.