Descrição

Um tinto de Toro como ditam os cânones, ideal para acompanhar refeições e pratos suculentos, desde carnes estufadas ou assadas a queijos duros ou cogumelos bem temperados. Provém de vinhas com até 50 anos de idade, e é envelhecido durante pouco mais de um ano em barricas de carvalho francês. A sua paleta aromática vai desde notas de especiarias a sugestões balsâmicas, café e fruta madura.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2018
Álcool
14.5% vol.
Variedade
100% Tinta de Toro
Origem
Toro

Prova

Vista
Cor vermelha cereja com bordo de rubi, profundo e de capa alta.
Nariz
Limpo, perfumado, com intensidade. Sabugueiro macerado em notas ricas de vegetação rasteira, matizes de especiarias (canela e cravinho), um toque de manteiga e coco provenientes da madeira. Mostra sugestões balsâmicas e de café com leves notas torradas, frutos secos e fruta madura (amora, cerejas e cerejas).
Boca
Vivo, suculento, fino, equilibrado, com taninos polidos e um toque elegante e delicado condicionado por uma sensação de boca aveludada. Acabamento longo com baunilha e canela no gosto residual.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Combinação
Ideal para conversas, com aperitivos fortes, carnes vermelhas guisadas ou assadas, pasta com molhos fortes, caça, queijos duros ou encorpados e cogumelos bem temperados.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhedos próprios localizados nas margens do rio Guareña, um afluente do Duero, e também uvas compradas aos viticultores locais.
Idade
Entre 30 e 50 anos.
Vinificação
Fermentação alcoólica a uma temperatura controlada de 24 ºC. Após a fermentação, o vinho é deixado sobre as peles durante pelo menos 7 dias. Fermentação maloláctica em tanques de aço.
Envelhecimento
Envelhecido durante 16 meses em barricas de carvalho francês de tostadura média e granulado fino, exclusivamente.

Avaliação dos peritos

Decanter:

Pleasant black cherry aromatics. Incisive palate and well-handled oak. Long baking spice finish; altogether very true to type.