Descrição

Quarta colheita deste sucesso de vendas que nasceu com a colheita 2015 unificando o antigo Crianza e Reserva da casa. Um dos mais demandados, sempre presente no nosso ranking de Top Vendas, a colheita 2018 esteve beneficiada por uma climatologia muito favorável após uma colheita extrema em 2017. Um tinto intenso, potente, marcado pelas notas frutadas e também pelos taninos. Encanta desde o primeiro dia aos seus incondicionais, ainda que também há de dar alegrias a quem for paciente, pois tem muita vida pela frente.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2018
Álcool
15.0% vol.
Variedade
93% Tinto fino, 4% Cabernet sauvignon, 3% Merlot
Outros formatos disponíveis:
Origem
Ribera del Duero

Combinação

Curry de cordero estilo Madras

En este plato se mezclan el sabor potente de la carne con el picante especiado y el dulzor untuoso de la leche de coco. Necesitamos un tinto con buena acidez, frescura y notas especiadas.

Prova

Vista
Cereja brilhante.
Nariz
Predominam os aromas florais que acompanham os matizes de frutos vermelhos. Traços de carvalho cremoso.
Boca
Expressivo, aberto, poderoso e delicado ao mesmo tempo. Com taninos presentes e subtis, com carácter e equilíbrio reconhecíveis.
Temperatura de servir
16 ºC.
Consumo
Óptimo até aproximadamente 2028, se mantido em boas condições. Recomenda-se a decantação.
Combinação
Ideal com leitão, cabrito assado ou lombo de porco ibérico. Também com uma tempura de taco de bacalhau com mel de cana.

Vinha e preparação

Descrição
As vinhas distribuem-se desde as zonas médias até aos páramos que ultrapassam os 900 metros de altitude; desde a ondulação suave que desce em direcção ao riacho, até às parcelas que superam 30% de desnível. Encostas viradas a Sul e a Norte, cada uma com a sua própria personalidade.
Idade
Vinhas plantadas entre 1988 e 2011.
Solo
Na superfície, afloramentos calcários com a presença de argilas, arenitos e gesso de uma tonalidade branca característica. São solos austeros, que obrigam as vinhas a fazer um esforço de auto-regulação e a dar o melhor de si próprias.
Clima
Depois de um extremo 2017, 2018 foi um ano favorável em termos de clima. Desde o inverno, a precipitação em forma de neve e água restaurou o equilíbrio de que a vinha necessitava. A primavera húmida, juntamente com a neve e o tempo frio, durou até Abril. Esta quantidade de água acumulada favoreceu o vigor das plantas, o qual foi naturalmente controlado pela utilização de coberturas vegetais. O trabalho da equipa de viticultura e um verão quente ajudaram a controlar a força da vinha, resultando num fim de ciclo óptimo e, consequentemente, numa grande vindima.
Colheita
Manual. Começou em 29 de setembro e 12 de outubro, dependendo da variedade. A primeira selecção de cachos foi feita no próprio vinhedo.
Vinificação
Posteriormente, foi feita uma dupla selecção na adega: de cachos e bagas. A fermentação por gravidade permitiu respeitar o máximo possível a matéria-prima. A fermentação por parcelas ou a utilização de leveduras próprias são as linhas de orientação para a elaboração deste vinho.
Envelhecimento
O vinho foi estagiado em barricas de carvalho francês e americano durante cerca de 12 meses.
Engarrafamento
Foi clarificado com clara de ovo natural e engarrafado na primavera de 2020.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The toasty 2018 Pago de Carraovejas is lush, generous, ripe and well oaked, with aromas of ripe black fruit and plenty of sweet spices. It's full-bodied and reveals abundant, fine-grained tannins and a finish dominated by oak-related flavors. This has a commercial profile for those who like ripe and well-oaked Tempranillo, very good in its style and with the freshness of the vintage. 800,000 bottles.