Descrição

Pago de los Capellanes Joven Roble é um vinho habitual nos nossos rankings de vinhos Mais Vendidos e Preferidos, o vinho com melhor relação qualidade-preço da adega. Como curiosidade, é o primeiro vinho da adega elaborado com a assessoria técnica do reconhecido enólogo Pepe Hidalgo. Nesta nova colheita 2019 volta a mostrar o seu alegre carácter frutado, tornando-se num tinto muito apto para o verão. A sua acidez refrescante e os seus taninos leves terminam por molda-lo como o acompanhante perfeito para uma noite elegante.

 

Informações de produto

Tipo
Red - Young
Colheita
2019
Álcool
15.0% vol.
Variedade
100% Tempranillo
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Cor cereja limpa e brilhante.
Nariz
Intenso aroma a frutas pretas e flores azuis, com matizes condimentados pela madeira de carvalho.
Boca
Amplo, fresco, com muita estrutura e taninos muito polidos. Suculento e com uma acidez vibrante. Final longo cheio de sensações aromáticas.
Temperatura de servir
Entre 12 e 14 ºC.

Vinha e preparação

Nome
Pago de los Capellanes
Descrição
Selecção de parcelas das vinhas de Santa Gadea, situadas a 800 metros acima do nível do mar.
Solo
Argiloso-calcário, muito pobre em fertilidade e de baixa produção.
Clima
As condições climáticas são algo extremas, com verões muito quentes e invernos muito frios. A colheita de 2018 caracterizou-se por um início frio e seco até ao inverno. A primavera trouxe a chuva abundante esperada. A brotação foi tardia, e o final da primavera foi um pouco frio, atrasando o ciclo vegetativo. Os meses de agosto e setembro foram quentes com a ocasional tempestade sem consequências, compensando o atraso no amadurecimento.
Rendimento
5.000kg por hectare.
Colheita
Vindima seleccionada em caixas de 14 quilos. Posterior passo pela mesa de selecção da adega.
Vinificação
Depois de uma breve pré-fermentação a frio durante 6 dias a menos de 10ºC, inicia-se uma fermentação alcoólica controlada, com semeadura de leveduras autóctones seleccionadas. Fermentação em depósitos de aço inoxidável com bombagem e dois controlos diários de densidade e temperatura. No final desta fermentação, a maloláctica espontânea começa a baixa temperatura mexendo periodicamente as borras no tanque.
Envelhecimento
O vinho repousa em barris novos de carvalho francês de 300 litros durante 5 meses.
Engarrafamento
Maio de 2020.