Descrição

Pol Roger Brut Vintage é elaborado a partir do coupage tradicional da casa: 60% Pinot noir e 40% Chardonnay, de 20 vinhas classificadas como Grand Cru e Premier Cru localizadas na Montanha de Reims e na Côte des Blancs. Elaborado em quantidades limitadas, foi envelhecido durante 7 anos em rima antes de realizar o dégorgement e de ser lançado. Destaca-se pela sua estrutura opulenta e cremosa que evolui para fruta cristalizada. É uma obra-prima de harmonia.

Informações de produto

Tipo
Champagne
Colheita
2015
Álcool
12.5% vol.
Variedade
60% Pinot noir, 40% Chardonnay
Origem
Champagne

Prova

Vista
Amarelo dourado brilhante realçado por bolhas persistentes.
Nariz
Fruta branca e damasco, com sugestões de nectarina, marmelo e brioche depois de arejar o copo.
Boca
O paladar revela primeiro uma textura muito cremosa e encorpada. A impressão imediata de frescura dá lugar a uma estrutura untuosa e bem equilibrada que oferece aromas de bolachas frescas e fruta madura (alperces).
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 ºC.
Combinação
Peru assado recheado com foie, capão com cogumelos.

Vinha e preparação

Descrição
As uvas provêm de 20 grands crus e premiers crus localizados em Montagne de Reims e na Côte des Blancs.
Vinificação
O mosto é transfegado duas vezes, uma imediatamente a seguir à prensagem e a segunda, a frio, em tanques de aço inoxidável a 6 °C durante 24 horas. Fermenta lentamente a uma temperatura controlada inferior a 18 °C . A fermentação é realizada em depósitos de aço inoxidável com cada variedade e parcela por separado. O vinho é submetido a uma fermentação maloláctica completa antes do 'coupage' final.
Envelhecimento
A segunda fermentação tem lugar na garrafa a 9 °C nas caves subterrâneas mais profundas da Pol Roger (33 metros), onde o vinho é guardado até ser virado à mão novamente, uma raridade em Champagne hoje em dia.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

Pol Roger's 2015 Brut Vintage is generous and demonstrative, bursting with aromas of golden orchard fruit, nectarine, warm bread, buttered popcorn and orange oil. Full-bodied, broad and vinous, it's rich and fleshy, with a sweet, layered core of fruit, racy acids and a pretty pinpoint mousse. Stylistically, the 2015 has more in common with the richness and concentration of 2012 than the chiseled raciness of 2013. It's a beautiful bottle in the making.