Descrição

Rosé provençal de uma propriedade onde em 1977 o músico Jacques Loussier construiu um estúdio de música. Um vinho ideal para se aproximar da Riviera francesa e descobrir castas pouco conhecidas como a Rolle ou a Tibouren. Delicadas notas de toranja e flores brancas distinguem o seu nariz, um prelúdio para uma frescura agradável com um toque cítrico e iodado no paladar.

Informações de produto

A adega
Tipo
Rosé
Colheita
2021
Álcool
12.5% vol.
Variedade
Cinsault, Grenache, Rolle, Tibouren
Outros formatos disponíveis:
Origem
Côtes de Provence

Prova

Vista
Cor rosa pálido.
Nariz
Elegante, com aromas muito frescos mas delicados de fruta (especialmente cítricos, tais como toranja) e flores brancas.
Boca
Carnudo e vivo, mas também fresco e equilibrado, com notas de cítricos e iodo marinho. Acabamento longo com salinidade.
Temperatura de servir
Entre 10 e 12 ºC.
Combinação
Aperitivos, saladas, enchidos, carnes brancas, mariscos e peixe.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas plantadas na Riviera francesa rodeadas de oliveiras e pinheiros e muito perto do Mediterrâneo, de onde chegam pulverizações de água.
Solo
Salgado devido à proximidade do mar.
Clima
Mediterrâneo. Esta vindima distinguiu-se por um inverno seco e ameno que fez com que as videiras brotassem cedo. Contudo, a humidade, o frio e as geadas na primavera danificaram os rebentos jovens, causando um recrescimento bastante prolongado da vegetação. O verão quente e seco permitiu a recuperação das videiras e a data da colheita foi antecipada.
Colheita
Vindima manual.
Vinificação
Prensagem direta. As variedades Cinsault e Tibouren são vinificadas em cubas de aço inoxidável. A Grenache e a Rolle são parcialmente vinificadas em cubas de betão em forma de tulipa com fundo arredondado de modo a que as borras fiquem suspensas e tenham o mesmo efeito de 'bâttonage', criando uma estrutura poderosa no vinho.

Avaliação dos peritos

Decanter:

Delicate and elegant sweet rose and raspberry aromas, and there's peach and nectarine too. The palate is soft, delicate, and pretty elegant. Yes it's got a ripe, sweet fruit profile, but the finish is actually very dry. I like the drying finish, the stony elegance and the herbal lift and the end. It makes it very drinkable. There's 5% of Tibouren in the blend, a rare red grape from Provence. Drinking Window 2022-2023.