Descrição

"O entusiasmo e a determinação de Teresa Rodríguez". É assim que a Tarsus apresenta a mais recente novidade do seu portefólio, concebida pela enóloga a partir da Albillo mayor, a variedade branca por excelência da Ribera del Duero. Elaborado como se fosse um tinto, a primeira colheita deste singular vinho branco mostra no seu carácter mineral a essência do terroir da empresa sediada na localidade burguesa de Anguix. Produção muito limitada.

 

 

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2020
Álcool
13.0% vol.
Variedade
100% Albillo Mayor
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Apresenta uma cor amarela clara com um bordo esverdeado.
Nariz
Aromas a frutos de caroço (ameixa), frutos brancos (pêra) e cítricos, com ligeiras nuances herbáceas e um singular carácter mineral.
Boca
Vinho encorpado, saboroso, ágil e fresco. A madeira está muito bem integrada, permitindo que a casta se expresse. Persistente e com um final longo.
Temperatura de servir
Entre 10 e 12 ºC.
Combinação
Ideal com arroz, massas, carnes brancas e peixes e até mesmo com pratos com molhos não muito fortes.

Vinha e preparação

Descrição
De acordo com a enóloga da Tarsus, Teresa Rodríguez, as uvas da variedade Albillo mayor utilizadas na elaboração deste vinho estão "escondidas" entre as vinhas velhas de uvas tintas da adega.
Solo
É pouco fértil, constituído por areias e argilas pobres em ferro, o que favorece os baixos rendimentos. O terreno é suavemente ondulado, o que permite uma boa drenagem e favorece o desenvolvimento vegetativo das videiras.
Clima
Continental extremo, embora a orientação relativamente afastada da humidade e das brumas do rio Douro e as abundantes horas de sol evitem problemas de maturação.
Colheita
Vindima manual.
Vinificação
As uvas foram encubadas e maceradas a frio durante 24 horas, seguindo-se uma sangria do mosto para o depósito e o resto das uvas foram prensadas, misturando o mosto da sangria e o mosto da prensa no mesmo depósito. Estabilização e fermentação num pequeno depósito de aço inoxidável. Uma vez iniciada a fermentação, uma parte do mosto foi trasfegada para duas barricas de 500 litros, onde completou a fermentação alcoólica; o resto do mosto fermentou na cuba de inox.
Envelhecimento
6 meses: uma parte do vinho em duas barricas de 500 litros e a outra num tanque de betão. Após o processo de envelhecimento, o vinho foi finalmente lotado e engarrafado.