Descrição

O Grande Dame é um blend exclusivo obtido a partir de 8 vinhedos próprios de Veuve Clicquot, classificados como Grand Crus. Um champagne "millésimé" ou de colheita que se elaborou pela primeira vez em 1972 para celebrar a expressão mais fina do estilo Veuve Clicquot. Representa a versão mais fresca e voluptuosa dos vinhos desta lendária maison francesa.

Informações de produto

Tipo
Champagne
Colheita
2008
Álcool
12.0% vol.
Variedade
53% Pinot noir, 47% Chardonnay
Outros formatos disponíveis:
Origem
Champagne

Prova

Vista
Brilho dourado intenso. Bolhas muito pequenas.
Nariz
Notas salinas, fundo mineral, sugestões florais, aromas de fruta como pêssego e pêra, e finalmente notas tostadas de amêndoa e avelã. Quando agitado, aparecem notas de brioche, nougat, gengibre e limão cristalizado.
Boca
Textura crocante e sedosa que enche a boca. Com uma mineralidade que suporta a boa estrutura e comprimento, a nota final é fresca e generosa.
Temperatura de servir
Entre 8 e 10 ºC.
Consumo
Até 2025, se conservado em condições óptimas.
Combinação
Aperitivos, defumados, mariscos e peixe.

Vinha e preparação

Descrição
As uvas provêm dos seguintes Grand Crus: Aÿ, Bouzy, Ambonnay, Verzy e Verzenay para a Pinot noir e Avize, Oger y Le Mesnil-sur-Oger para a Chardonnay.
Clima
Em 2006, o inverno foi particularmente frio e longo. A primavera proporcionou boas condições para a floração. O verão foi caótico, com um mês de agosto digno do final do outono. Felizmente, as vinhas foram capazes de gerir as suas reservas.
Vinificação
Dosagem de 8 gramas por litro.

Avaliação dos peritos

Wine Enthusiast:

This rich Champagne is dominated, as usual, by Pinot Noir. Its ripe fruit is approaching maturity, the hints of toast and croissant becoming more apparent. It is balanced, rich but textured and with an opulent, ripe aftertaste. Drink now.

Decanter:

A classic, slow-maturing year picked into October. It's a pale, pristine hue - a beautifully assembled mix of Pinot Noir and Chardonnay from Aÿ, Ambonnay, Bouzy, Verzy, Verzenay and Le Mesnil-sur-Oger, combining saline-wrapped orchard fruits with great Pinot Noir subtlety yet strength. THE aperitif Champagne, but also try with sea trout.