Descrição

O producto rei da Cinco Jotas, apresentado em fatias finas cortadas à mão por mestres cortadores e embalados para uma conservação óptima em pacotes de 80 gramas. O presunto é elaborado a partir das patas traseiras de porcos ibéricos 100% criados ao ar livre. As pastagens circundantes de Jabugo asseguram a melhor alimentação dos animais. Durante o período montanheiro, os principais ácidos oleicos das bolotas infiltram-se na carne desta espécie pura, transferindo para o presunto alguns aromas e sabores excelentes.

Nota de desgustação:

A cor da carne magra tem tons que vão desde o vermelho intenso nas áreas mais curadas até ao rosa. As fibras musculares têm tons rosados, o que sugere uma cura prolongada e a pureza da raça. A carne do "maza" é macia, suculenta, untuosa... Desfaz-se nas mãos. A "punta" e o "codillo" têm uma consistência mais firme e apertada. Aroma intenso, longo, lembrando bolota, erva húmida, tomilho... A nota de entrada é limpa, fresca e os assados e a madeira emergem.... É detectado um sabor a bolota, avelãs tostadas, madeira húmida e flores silvestres. A persistência é muito longa. 

Recomenda-se provar o produto a uma temperatura óptima de 24 ºC.

*Nota de degustação preparada pela jornalista Teresa de la Cierva, membro da Real Academia de Gastronomia, para Cinco Jotas