Descrição

Branco elaborado com uvas Verdejo provenientes de uma seleção de vinhas de Rueda e La Seca. Uma das características distintivas de Beronia Rueda é a capacidade de armazenar o mosto, adiando a fermentação alcoólica de parte da colheita até à primavera do ano seguinte, para obter vinhos recém-fermentados e cheios de frescura. O resultado é um vinho equilibrado, harmonioso e muito versátil.

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2022
Álcool
13.5% vol.
Variedade
100% Verdejo
Origem
Rueda

Prova

Vista
Amarelo com laivos esverdeados.
Nariz
Elevada intensidade aromática. Apresenta notas de citrinos e flores brancas que dão lugar a sugestões de frutos exóticos e notas de erva fresca.
Boca
Untuoso, fresco e elegante. Bem equilibrado e ligeiramente amargo, típico da Verdejo.
Temperatura de servir
É recomendado servir entre 7 e 10 ºC.
Combinação
Ideal para sushi, comida oriental, peixe, defumados e queijos de pasta mole.

Vinha e preparação

Nome
El Torrejón, La Perdiz
Descrição
Vinhas plantadas nos municípios de Rueda e La Seca. El Torrejón tem 40 hectares e La Perdiz tem 25. Também trabalham com outra vinha pertencente a um fornecedor.
Idade
28 anos de idade.
Solo
Camada superficial de seixos, alguns afloramentos calcários a maior altitude e argilas em profundidade, típica dos socalcos terciários que o rio Douro desenha no seu percurso por este terreno.
Clima
A vindima de 2022 foi uma das mais secas dos últimos quinze anos, com um défice de precipitação acumulado de quase 60%. O calor persistente e os sucessivos episódios de temperaturas elevadas provocaram um forte stress vegetativo e uma maturação e um pintor precoces. Não se registaram problemas sanitários. Apesar do calor, a conceção destas plantações, concebidas para resistir às alterações climáticas, faz com que a vegetação caia em cachos de sombreamento, o que evita uma perda excessiva de acidez, contribuindo para que a maturação seja lenta e gradual.
Colheita
A vindima foi realizada mecanicamente durante a noite para manter a frescura da fruta e evitar a oxidação. Teve lugar em setembro de 2022.
Vinificação
A prensagem é efectuada com suavidade e em ambiente inerte e os mostos são separados em função da sua qualidade. Posteriormente, procede-se à trasfega, separando os mostos limpos por decantação. A fermentação decorre de forma controlada, com leveduras selecionadas e a uma temperatura entre 14 e 17 °C, durante 10-15 dias, em cubas de aço inoxidável e em cubas de betão.
Envelhecimento
Estágio sobre as borras durante 2 a 3 meses com remontagens semanais.
Engarrafamento
Os vinhos são clarificados e filtrados antes do engarrafamento.