Descrição

Boekenhout é uma árvore indígena do Cabo apreciada sobretudo para a elaboração de mobiliário fino. O rótulo do vinho apresenta sete cadeiras históricas, prestando homenagem à habilidade dos artesãos do século XVIII em criar beleza a partir de fontes naturais. Um paralelismo interessante para este tinto, elaborado principalmente a partir de uvas Cabernet sauvignon com uma pequena percentagem de Cabernet franc que deleita aqueles que o provam.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2019
Álcool
14.8% vol.
Variedade
90% Cabernet sauvignon, 10% Cabernet franc
Outros formatos disponíveis:
Origem
Franschhoek

Prova

Vista
Cor vermelho cereja.
Nariz
Um pouco tímido mas atraente, marcado por abundantes bagas pretas e notas sutis de especiarias, ervas e flores.
Boca
As amoras e cerejas pretas detetadas no nariz estão novamente presentes em camadas às quais se acrescentam sensações de amora, alcaçuz vermelho, grafite e cedro picante. Um vinho tinto absolutamente complexo, com um perfil de fruta pura e cristalina perfeitamente equilibrado com frescura brilhante, acidez integrada e taninos de cacau em pó de granulado muito fino. Tudo isto contribui para a estrutura sublime e a excecional profundidade deste vinho. O paladar médio é vibrante, texturizado e ágil revelando o clássico nervosismo e a sedosidade de Bordéus. Arando, noz-moscada e cravo-da-índia permanecem com um acabamento puro e suave.
Temperatura de servir
É recomendado servi-lo a 16 ºC.

Vinha e preparação

Descrição
A Cabernet sauvignon provém de várias parcelas localizadas no vale de Franschhoek e nas encostas em redor de Boekenhoutskloof. Tanto as vinhas de Cabernet sauvignon como uma pequena porção das de Cabernet Franc plantadas em Boekenhoutskloof foram cultivadas organicamente durante 11 anos e produzem frutos de qualidade extraordinária em cada vindima.
Solo
Aluvial profundo nas vinhas do vale e granito em decomposição nas vinhas das encostas que circundam Boekenhoutskloof.
Clima
Oceânico. O Outono seco e temperaturas nocturnas mais frescas em Franschhoek fizeram a vindima de 2019 mais tardia, prolongando especialmente os tempos de espera para a Cabernet sauvignon, resultando em vinhos elegantes e perfumados com um perfil frutado clássico.
Colheita
Vindima manual em pequenas caixas no final de Março, início de Abril.
Vinificação
Distinguido pela suavidade de todos os processos. As uvas foram maceradas a frio em cubas de betão em forma de tulipas e depois fermentadas a temperaturas entre 27 e 30 °C com frequentes bombeamentos para extrair aromas, cor e taninos. Após fermentação alcoólica espontânea, a maloláctica prolongada teve lugar naturalmente em barricas de 225 litros.
Envelhecimento
Envelhecido durante 22 meses em 80% de barricas novas, ligeiramente tostadas, de carvalho francês das adegas favoritas da adega: Sylvain e Saury.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

Aromas of blackcurrants, black cherries, suede and whole nutmeg. Full-bodied with fine, structured tannins. Broad shouldered but with elegant black fruit and a hint of oak laced in. Espresso, too. Layered and deep. Sustainable. Best after 2023.