Descrição

As uvas utilizadas para elaborar este grande branco provêm principalmente de uma das vinhas mais antigas da África do Sul, plantada há mais de um século. Elegante, fresco e com notas de especiarias no paladar, esta vindima mostra também uma pureza muito bem definida e um carácter frutado cristalino.

Informações de produto

Tipo
Branco Fermentado em pipa
Colheita
2019
Álcool
13.2% vol.
Variedade
98% Semillon, 2% Muscat d'Alexandrie
Origem
Franschhoek

Prova

Nariz
É fresco e convidativo com aromas intensos de flor de laranjeira, marmelada de jasmim e cera de abelha.
Boca
Paladar multicamadas, abrangendo sensações de grande pureza de tangerina, madressilva, nectarina, orégãos e camomila. A acidez é suave e bem integrada com matizes sutis de envelhecimento em carvalho, acrescentando complexidade e equilíbrio. O paladar médio é seco e ricamente texturado, com um corpo ágil, vibrante e envolvente que enche a boca. Branco deslumbrante, preciso e concentrado, mas elegante e suave, com notas persistentes de toranja, limão, lima e coalhada que culminam num acabamento limpo, ligeiramente salino e delicioso.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 °C.
Consumo
Óptimo até cerca de 2029 se mantido em boas condições.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhedos plantados com porta-enxertos originais e trepadeiras tradicionais.
Idade
Vinhas plantadas em 1936 e 1942.
Solo
De origem aluvial com uma textura argilo-calcária.
Clima
O Inverno durante o ciclo da vindima de 2019 foi mais húmido que a média da área e foi seguido de tempo seco durante a floração, resultando na frutificação precoce e na quebra dos botões. Estas condições produziram rendimentos mais baixos com bagos e cachos mais pequenos, ideais para a elaboração de vinhos com grande riqueza, boa concentração e estrutura.
Colheita
A vindima da Semillon foi uma das mais precoces da história da adega, com as uvas a começarem a ser vindimadas na primeira semana de Fevereiro.
Vinificação
Prensagem de cachos inteiros e fermentação espontânea em barricas clássicas de 225 litros e ovos de betão.
Envelhecimento
O envelhecimento tem lugar a baixa temperatura, sem adição de enxofre, durante 14 meses, 70% em barricas novas de carvalho francês e 30% em ovos de betão. Esta abordagem oxidativa a baixa temperatura permite-nos melhorar a textura do Semillon, criando uma estrutura num vinho que pode certamente resistir ao teste do tempo. Por outro lado, a Moscatel de Alexandria foi fermentada nas suas peles e amadurecida em recipientes de barro.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

A wonderfully perfumed nose of beeswax, green apple, fleshy peach and charred thyme. Medium-bodied with silky, rich texture. Expressive and incredibly succulent with subtle but driving acidity that pushes the palate through a persistent finish. Gentle tannins give structure and focus. Delicious. Sustainable. Drink or hold.

Falstaff:

A lovely floral nose blends in with a waxy note of melted stearin and a hint of hazelnut. The palate has a most fluid, rounded texture with a wonderful backbone of freshness that lifts this concentrated texture up into lightness without losing its essential palate weight that turns this into a very gastronomic wine. The finish is long, dry, smooth, intense and fresh with a hint of Golden Delicious apple.