Descrição

As uvas utilizadas para elaborar esta joia branca provêm maioritariamente de uma das vinhas mais antigas da África do Sul, plantadas há mais de um século. Elegante, fresco, expressivo e inesquecível. Uma maravilha que mostra o potencial da casta gaulesa em solo sul-africano.

Informações de produto

Tipo
Branco Fermentado em pipa
Colheita
2020
Álcool
13.2% vol.
Variedade
98% Semillon, 2% Muscat d'Alexandrie
Origem
Franschhoek

Prova

Nariz
Fresco, aromático e muito agradável. Apresenta aromas intensos de flor de laranjeira, jasmim e cera de abelha.
Boca
Com múltiplas camadas, com notas de tangerina, madressilva, nectarina, orégãos e camomila. A acidez é suave e bem integrada com subtis notas de envelhecimento em carvalho que lhe conferem complexidade e equilíbrio. O paladar é seco e bem texturado. O final é vibrante, preciso, elegante e persistente.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 °C.
Consumo
Ótimo até cerca de 2030 se for mantido em boas condições.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas com porta-enxertos originais e trepadeiras tradicionais.
Idade
Vinhas plantadas entre 1936 e 1942.
Solo
De origem aluvial com uma textura argilosa-calcária.
Vinificação
Prensagem de cachos inteiros e fermentação espontânea em barricas clássicas de 225 litros e ovos de betão.
Envelhecimento
O envelhecimento é realizado a baixa temperatura, sem adição de enxofre, durante 14 meses, 70% em barricas novas de carvalho francês e 30% em ovos de betão. Esta abordagem oxidativa a baixa temperatura realça a textura da Sémillon, criando estrutura num vinho que pode certamente resistir ao teste do tempo. A Moscatel de Alexandria é fermentada sobre as peles e amadurecida em jarros de argila.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

Inviting aromas of beeswax, fresh mint, tea tree, sliced peaches and jasmine tea. Medium-bodied with silky texture. Fresh and bright with lovely rounded citrus and stone fruit character. Mineral undertones to it all. Seamless and elegant. Drink or hold.