Descrição

Um tinto maduro, sério e elegante que lhe transportará para a África do Sul. O syrah de Boekenhoutskloof distingue-se pelas suas notas de pimenta e de fruta preta, enriquecidas com matizes minerais e defumados. A referência ideal para apreciar tudo o que esta variedade tem para oferecer no país do arco-íris.

 

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2019
Álcool
13.9% vol.
Variedade
100% Syrah
Origem
Swartland

Prova

Vista
Cor de ameixa escura.
Nariz
Perfumado e fresco, distinguido por uma variedade de ricos frutos pretos e um carácter único de especiarias, floral e até selvagem conferido pelos seus complexos aromas de bagas pretas, ameixa, violeta, azeitonas pretas, anis estrelado e terra.
Boca
Os frutos pretos e o carácter terroso detetados no nariz são seguidos por um paladar escuro e melancólico com sensações de frutos silvestres de silva, alcaçuz, tabaco, cravo e cardamomo. Tinto concentrado, profundo e denso, com taninos secos, muito finos e poeirentos de cacau que proporcionam estrutura. O vinho é muito preciso, com um corpo médio a cheio, textura compacta, granulosa e com uma acidez vibrante para o equilibrar. As notas de amoras, mirtilos, garrilhas e chocolate amargo permanecem no saboroso final.
Temperatura de servir
É recomendado servi-lo a 16 ºC.
Consumo
Óptimo até cerca de 2028, se mantido em boas condições.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas selecionadas plantadas na zona de Swartland, especificamente nos terroirs de Porseleinberg e Goldmine.
Solo
Base de mica e xisto em decomposição, um terroir único que permite a produção de vinhos concentrados e estruturados.
Clima
As condições extremamente secas durante o ciclo de colheita de 2019 tornaram-na uma das mais precoces em Swartland até à data. A floração, a frutificação e a quebra de botões na vinha foram precoces, resultando em rendimentos reduzidos e cachos pequenos e compactos de bagas. A Syrah foi concentrada, dando um vinho com poder equilibrado, elegante, perfumado e com um teor alcoólico ligeiramente mais baixo do que na vindima anterior.
Colheita
A vindima manual em caixas começou durante a segunda semana de Janeiro.
Vinificação
As uvas são arrefecidas em câmara frigorífica e depois transferidas para tanques de betão em forma de tulipas para fermentação com uma combinação de cachos parcialmente desengaçados e cachos inteiros (60%). A fermentação espontânea tem lugar com adições mínimas de enxofre e sem acidificação. O délestage suave é realizado 2-3 vezes por dia. Uma vez terminada a maceração, as peles são prensadas e todo o vinho é trasfegado por gravidade em foudres e demi-muids para o envelhecimento.
Envelhecimento
Envelhecido durante 18 meses em foudres tradicionais de carvalho austríaco de 500 litros e demi-muids de 600 litros.

Avaliação dos peritos

Decanter:

Lovely classical aromas of bramble berry, sappy spices, grilled herbs and meaty nuances. The palate is fresh, wonderfully poised and elegant, with a tangy acidity.

James Suckling:

Lovely aromas of red cherries, blackberries, grilled plums and charred rosemary. Medium- to full-bodied with silky tannins. Fruit soaked with nuance and spicy character. Focused and linear with a textured finish. Sustainable. Drink or hold.