Descrição

Um tinto concentrado, profundo e denso que o transportará para a África do Sul. O syrah da Boekenhoutskloof distingue-se pelas suas notas de pimenta e frutos pretos, enriquecidas com matizes minerais e defumados. A referência ideal para apreciar tudo o que esta casta pode dar em solo sul-africano.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
14.0% vol.
Variedade
100% Syrah
Origem
Swartland

Prova

Vista
Cor de ameixa escura.
Nariz
Perfumado, expressivo, intenso e fresco. Apresenta uma ampla gama aromática de frutos pretos e um singular carácter especiado, floral e até selvagem. Surgem gradualmente notas terrosas e de bagas pretas, ameixas, violetas, azeitonas pretas e anis estrelado.
Boca
Os frutos pretos e o carácter terroso detectados no nariz continuam na boca com sensações de bagas silvestres, alcaçuz, tabaco, cravinho e cardamomo. O paladar é concentrado, profundo e denso. Apresenta taninos finos e um final com notas de cacau. A acidez vibrante confere equilíbrio a esta explosão de sabores.
Temperatura de servir
É recomendado servi-lo a 16 ºC.
Consumo
Ótimo até cerca de 2034 se for mantido em boas condições.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas selecionadas plantadas na região de Swartland, especificamente nos 'terroirs' de Porseleinberg e Goldmine.
Solo
Leito rochoso de mica e xisto decomposto, um 'terroir' único que proporciona vinhos concentrados e estruturados.
Colheita
Vindima manual em caixas. Foi realizada durante o mês de janeiro.
Vinificação
As uvas são arrefecidas em câmaras frigoríficas e depois transferidas para cubas de betão em forma de tulipa para fermentação com uma combinação de cachos parcialmente desengaçados e cachos inteiros (60%). A fermentação espontânea é levada a cabo com uma adição mínima de enxofre e sem acidificação. Uma 'délestage' suave é efetuada 2 a 3 vezes por dia. Uma vez terminada a maceração, as películas são prensadas e o vinho inteiro é transferido por gravidade para foudres e 'demi-muids' para envelhecimento.
Envelhecimento
Envelhecido durante 18 meses em foudres de carvalho austríaco de 500 litros e 'demi-muids' de 600 litros.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

A lovely and inviting nose of grilled plums, black cherries and hot stones. Full-bodied with silky tannins. Juicy, succulent and generous without being overdone. Savory undertones of clove, leather and coriander. A hint of blue fruit. Layered and deep. Sustainable. Drink or hold.

The Wine Advocate:

Displaying a magenta rim, the 2020 Syrah Auction Reserve explodes out of the glass with savory and smoky tones of black pepper, charcuterie and charred sausages before hints of iodine and pink and black peppercorns sway out of the glass. Medium-bodied, it expresses flavors of wild brush, savory herbs, black olives and lavender in the mouth along with a balanced structure and ends with a lingering, spicy and tannic edge that is clean and correct. It's unmistakably Syrah and was made with 50% whole-cluster grapes. Bravo!