Descrição

A Casa Ferreirinha é quase um monumento numa das regiões vinícolas mais importantes do mundo, o Douro. E se tivéssemos que destacar algum dos seus grandes vinhos, o Callabriga estaria entre os concorrentes. Um tinto potente e de perfil contemporâneo, de grande intensidade e elegância, para além de versátil gastronomicamente. Como curiosidade, deve o seu nome a uma cidade romana que existiu na zona quando a Lusitania formava parte do Império.

 

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2018
Álcool
13.5% vol.
Variedade
50% Touriga franca, 30% Touriga nacional, 20% Tinta roriz
Origem
Douro

Prova

Vista
Cor rubi profunda.
Nariz
Aroma intenso e complexo, com notas de frutos pretos, como a ameixa, frutos vermelhos, como o morango, aromas balsâmicos, a resina e caixa de tabaco, e algumas especiarias. A presença da madeira é evidente, mas muito bem integrada.
Boca
Na boca apresenta um bom volume, com acidez viva, bem integrada e taninos polidos e firmes. Sobressaem as notas de frutos pretos e um ligeiro balsâmico, a cedro. Final longo e harmonioso.
Temperatura de servir
Entre 16 e 18 ºC
Consumo
Pronto a consumir. Beneficia de um estágio em garrafa entre 3 a 5 anos, conservado em condições óptimas.
Combinação
Ideal para acompanhar pratos de carne, como cabrito assado ou carne maturada grelhada. Poderá ainda harmonizar com carnes de caça ou peixes gordos assados no forno.

Vinha e preparação

Nome
Quinta da Leda.
Clima
Inverno frio e seco. A primavera extremamente chuvosa permitiu a reposição das reservas de água no solo, mas afetou a floração, obrigando a intervenção na vinha. O verão foi quente e seco, com os níveis de humidade nos solos a contribuírem para um final de maturação longo e equilibrado, permitindo produzir vinhos de excelente qualidade.
Vinificação
Depois do desenlace e suave esmagamento, as uvas passam para depósitos de inox, onde é realizada a fermentação alcoólica. Durante esta fase, procede-se a uma maceração suave com controle de temperatura, de maneira a extrair os componentes que contribuem à cor, aroma e sabor do vinho.
Envelhecimento
Envelhecimento em pipas de carvalho francês usadas (75%) e americano novas (25%), durante um período de cerca de 12 meses.
Engarrafamento
Para preservar a mais alta qualidade, apenas se submete a uma filtração antes de ser engarrafado.

Avaliação dos peritos

Wine Enthusiast:

Named after a Roman city that existed in the Douro region, this wine is impressively balanced, rich with both tannins and vanilla flavors. They go with the perfumed blackberry fruits and the wine's sophistication. Drink from 2022.