Descrição

Este é o vinho que substitui a Casa Bosca no catálogo de Rafael Cambra. Na sua primeira colheita, 2018, continua a prestar homenagem aos vinhos de outrora conservados em tanques de betão ou cubas semi-enterradas nas quintas e casas de campo da zona de Fontanars dels Alforins. Cambra volta ao passado para que estes vinhos não acabem por desaparecer da cultura vinícola valenciana. É por isso que só são utilizadas variedades nativas deste vale situado entre o sul de Valência e o norte de Alicante.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2018
Álcool
13.5% vol.
Produção
3.600 garrafas
Variedade
60% Monastrel, 40% Arco, Forcallat, Bonicaire, Rojal
Origem
Valencia

Prova

Vista
Cor cereja.
Nariz
Aromas de bagas maduras com recordações de ervas e especiarias.
Boca
Passagem suave, com boa acidez e elegantes taninos.
Temperatura de servir
Entre 14 e 16 ºC.
Consumo
Ótimo até 2024 se for conservado em excelentes condições.

Vinha e preparação

Descrição
Vinha plantada a uma altitude de 700 metros acima do nível do mar em 14 terraços pequenos. Cultivado a seco e organicamente.
Solo
Arenoso, pouco profundo e com pedras procedentes da degradação da montanha.
Clima
Continental com influências mediterrâneas. A colheita de 2018 teve uma precipitação anual de 460 litros e foi marcada pela acumulação de chuva em setembro. A primavera teve pouca chuva e o início do verão foi muito seco. Agosto foi fresco, mesmo com uma pequena precipitação de 20 litros que ajudou à maturação, mas a 3 de setembro, um episódio de 60 litros mudou a vindima, passando para temperaturas mais frescas em setembro (nenhum dia acima de 30°C) e chuvas leves mas semanais.
Colheita
Vendimia manual a 11 de setembro para as uvas Monastrell e Bonicaire e a 3 de outubro para a Arco, a Forcallá e a Rojal.
Vinificação
Com leveduras usadas. É vinificada primeiro a Monastrell e a Bonicaire juntas e posteriormente a Arco, a Forcallà e a Rojal, todas em depósitos pequenos de 1000 litros. Fermentação com levedura autóctone em depósitos pequenos de aço inoxidável de 1000 litros com 30% dos caules. Pisa leve. Maceração a 25 ºC durante 21 dias.
Envelhecimento
Envelhecido durante 12 meses em tanques de betão, não revestidos, em forma de ovo.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The old Casa Bosca had to be renamed because the Argentinean winery Luigi Bosca opposed the name, so what I tasted from 2018 is now called 2018 Casa Sosegada, a blend of 60% Monastrell with the remaining 40% ancient varieties like Arco, Forcalla, Bonicaire and Rojal. It has notes of ripe berries, hints of dry herbs and a spicy touch. The palate is medium-bodied, with a soft texture, integrated acidity and fine tannins. Pleasantly rustic. 3,600 bottles were filled in September 2019.