Descrição

O Don Álvaro de Bazán é um dos vinhos mais exclusivos da Granbazán, pois só são elaboradas 9.000 garrafas. Além disso, as suas uvas são obtidas de videiras velhas da parte mais alta da propriedade de Tremoedo, após uma cuidadosa seleção. Descansa cerca de 2 anos sobre borras, pelo que é complexo, longo e com muito volume, sem perder a frescura e o carácter cítrico que caracteriza os bons albariños.

Detalhes do produto

Tipo
Branco
Colheita
2020
Álcool
13.9% vol.
Produção
9.180 garrafas.
Subzona
Vale do Salnés.
Variedade
100% Albariño
Origem
Rías Baixas

Prova

Vista
Cor amarela opaca com reflexos dourados.
Nariz
Expressa frutos amarelos, manga cristalizada, marmelo e tangerina sobre um fundo ligeiramente herbáceo que lembra funcho, camomila e chá verde, com notas subtis de cera de abelha e couro.
Boca
A acidez domina desde o início e dá lugar a uma untuosidade saborosa. A tensão é prolongada e precede uma agradável salinidade que acompanha o seu longo final.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 ºC.

Vinha e preparação

Descrição
A maior vinha da casa tem 13,5 hectares e está virada para leste, com uma ligeira inclinação. As vinhas são plantadas em parras para maximizar a exposição ao vento e reduzir a humidade. A plantação tem uma densidade muito baixa, com uma média de 800 plantas por hectare, e está a trabalhar para a certificação sustentável e biodinâmica.
Solo
Granítico, com boa drenagem.
Clima
Atlântico húmido.
Colheita
A vindima foi manual com seleção de frutos na vinha de Tremoedo.
Vinificação
Desengace e maceração a frio durante 10 a 12 horas. Fermentação a uma temperatura controlada entre 15 e 17 ºC em depósitos de aço inoxidável. O vinho desta seleção é mantido sobre as borras por um período mínimo de 2 anos antes de ser engarrafado.

Avaliação dos especialistas

Decanter:

A lovely green character: gooseberry and lime aromas with a touch of smoke and spice. Flinty and mineral, very elegant and poised, racy acidity that is still tightly wound. A vibrant expression of fresh herbs with a long mineral finish.

Tim Atkin:

Produced in what Diego Ríos calls the "textbook" 2020 vintage on Granbazán's Finca Tremoedo estate in Vilanova de Arousa, this uses a combination of stainless steel and foudre ageing. Effortlessly perfumed, textured and bright, it combines pear and citrus fruit aromas, racy acidity and an undertone of cinnamon spice. Beautifully balanced. 2023-29