Descrição

Este crianza provém das vinhas mais antigas de Tinta del país, propriedade da adega. Para a sua elaboração, a tradição vitivinícola da zona (com um toque francês) foi combinada com as mais modernas técnicas de vinificação. Os antepassados da família tiveram uma relação com Bordéus, onde aprenderam a forma de elaboração da zona. O resultado deste conhecimento e da boa matéria-prima é um vinho com muita frescura e suculência.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
14.0% vol.
Variedade
100% Tempranillo
Origem
Cigales

Prova

Vista
Cor vermelho cereja escuro, limpo e glicérico, com tons tostados.
Nariz
Boa intensidade aromática com uma excelente combinação de frutos pretos e carvalho.
Boca
A entrada é suave, mostrando taninos maduros que proporcionam uma boa carnalidade. Interessante equilíbrio entre o álcool e a acidez. O final é longo e persistente.
Temperatura de servir
É recomendado servi-lo a 16 ºC.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas velhas plantadas a uma altitude entre 700 e 800 metros.
Tamanho
42 hectares.
Idade
Videiras até 85 anos de idade.
Solo
Predominantemente argiloso, mas também calhaus, calcário e marga.
Clima
Continental, com invernos longos e rigorosos e verões curtos com fortes oscilações de temperatura entre o dia e a noite. A precipitação é escassa e ocorre principalmente no inverno e na primavera.
Vinificação
A elaboração do vinho combina a experiência vitivinícola da zona com as mais modernas técnicas enológicas. Após a receção das uvas e a sua seleção na adega, estas são desengaçadas e passam por uma moderna prensa hidráulica que evita uma grande pressão sobre as uvas para obter o melhor das mesmas. A fermentação decorre a uma temperatura controlada em cubas de inox.
Envelhecimento
Envelhecido durante 12 a 14 meses em barricas de carvalho francês, americano e centro-europeu. Descansa em garrafa durante 6 a 12 meses antes de ser lançado no mercado.