Descrição

O vinho emblemático da casa é elaborado a partir de uvas provenientes de vinhedos familiares e vinhas velhas de pequenos viticultores. É a afirmação mais fresca e mais elegante da sua mimada Verdejo. Um branco, em suma, agradável e persistente, com muito volume e marcado pela elegância apreciada no nariz que se repete no paladar.

Informações de produto

Tipo
Branco
Colheita
2022
Álcool
13.0% vol.
Variedade
100% Verdejo
Outros formatos disponíveis:
Origem
Rueda

Combinação

Tártaro de salmão e abacate

O tempero de ervas e algo picante de um tártaro funciona perfeitamente com um verdelho aromático como este.

Prova

Vista
Cor amarelo palha brilhante com reflexos esverdeados.
Nariz
Muito varietal e nítido; ao mesmo tempo elegante, fresco e complexo. Dominam os aromas de fruta branca e cítricos, juntamente com notas de funcho e vegetação rasteira sobre um fundo balsâmico (anis e mentol) e uma reminiscência mineral.

Boca
Reaparecem notas de fruta fresca. Vinho untuoso, doce e elegante com um suave toque de amargura no final. Boa acidez. Possui uma grande estrutura que favorece a sua persistência. O sabor residual é complexo e intenso.


Temperatura de servir
É recomendado servir entre 7 e 10 ºC.
Combinação
Aperitivos, pratos de peixe, mariscos, pastas, pratos de arroz e carnes brancas. Carnes fumadas, queijos suaves e enchidos.

Vinha e preparação

Descrição
As uvas provêm de vinhas velhas localizadas no planalto do rio Duero, na zona mais alta do planalto norte de Espanha.
Idade
Vinhas plantadas entre 1962 e 1991.
Solo
Caracterizado pela sua plataforma de seixos, é pobre em matéria orgânica e possui algumas pedras calcárias nos níveis mais elevados.
Clima
A vindima de 2022 foi marcada pela grave seca sofrida pela vinha no Verão, com sucessivas ondas de calor e temperaturas muito elevadas. Esta circunstância extrema fez com que as videiras parassem de amadurecer durante o mês de Agosto. Tanto o início das chuvas como as temperaturas mais moderadas em Setembro favoreceram finalmente uma maturação fenólica lenta, com níveis de acidez adequados e, no final, as uvas atingiram uma qualidade elevada, chegando à adega em perfeitas condições sanitárias.
Vinificação
Depois da vindima, as uvas foram fermentadas em depósitos de aço inoxidável, de betão e cubas de madeira. Em algumas vinificações, e dependendo da sua acidez, há uma sugestão de conversão maloláctica.
Envelhecimento
Posteriormente, os vinhos foram deixados nas suas borras durante 4 meses, após os quais foi feito o 'coupage' destas três vinificações.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

A fresh and creamy verdejo with notes of lemon cream, blanched almonds, apricots, green apples and grapefruit. Medium-bodied, gently chalky and refreshing with bright acidity. Drink now.