Descrição

Em Toro não é habitual ver vinhos brancos. De facto, há muito poucas vinhas de uvas brancas. Por isso, a Matsu decidiu procurar estas pérolas raras para criar La Jefa (A Patroa). Com uma maioria de Malvasia, é elaborado com uma multiplicidade de variedades de vinhas muito velhas, que chegam a atingir os 150 anos de idade. Um vinho delicado, elegante e leve, cheio de matizes únicos que nos mostram que também há brancos em terra de tintos.
 

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2020
Álcool
13.0% vol.
Variedade
Malvasía, otros
Outros formatos disponíveis:
Origem
Toro

Prova

Vista
Cor amarela palha, de intensidade média, muito brilhante e com reminiscências acinzentadas.
Nariz
De grande complexidade, sobressaem notas de baunilha e de pomóideas maduras, acompanhadas de notas cremosas. É complementado por leves notas de anis, refletindo um nariz harmonizado pelo seu envelhecimento em foudres, com um carácter doce e uma grande diversidade de nuances.
Boca
Um vinho muito envolvente e glicérico, com muita cremosidade e muito agradável. Mas ao mesmo tempo com uma boa acidez, resultando num vinho muito equilibrado e elegante. Muito agradável, destacando-se os matizes doces e uma textura fina que aumenta a sua complexidade e riqueza.
Temperatura de servir
É recomendado servi-lo a 16 ºC.

Vinha e preparação

Descrição
Provêm de uma multiplicidade de parcelas com vinhas velhas.
Idade
Entre 50 e 150 anos.
Clima
Um ano muito equilibrado, com um inverno seco e chuvas na primavera e no início do verão. No momento chave para as uvas, no final do verão, as temperaturas foram amenas. No final de setembro, a chuva abundante foi muito oportuna, pois ajudou a evitar a concentração excessiva, conseguindo níveis de álcool moderados e um bom equilíbrio.
Colheita
A vindima manual começou em 14 de setembro.
Vinificação
Intervenção mínima. Maceração pelicular durante 4 horas, prensagem suave e trasfega estática. Fermentação espontânea com leveduras indígenas em barricas novas de 600 litros de carvalho francês, onde é mantido em contacto com as borras finas.
Envelhecimento
14 meses em "bocoyes" novos de 600 litros de carvalho francês, com ligeira tostagem.