Descrição

Estamos perante um branco muito especial e singular, pois é elaborado principalmente a partir de Caíño blanco, uma uva autóctone muito rara da Galiza. A virtude essencial da Caíño blanco é a sua capacidade de extrair o máximo das caraterísticas do terroir onde se encontra. A sua excelente acidez e a sua deliciosa diversidade aromática de cítricos e frutos tropicais fazem dela uma escolha extraordinária para desfrutar com produtos do mar.

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2020
Álcool
12.5% vol.
Subzona
O Rosal
Variedade
98% Caiño blanco, 2% Albariño, Loureiro
Outros formatos disponíveis:
Origem
Rías Baixas

Prova

Vista
Cor amarelo palha brilhante.
Nariz
Aromático, poderoso e fresco. Aromas sedutores de frutos cítricos e tropicais maduros, tais como ananás, pêssego e melão. Aparecem também subtis sugestões salinas e de ervas aromáticas, e termina com uma leve nota cremosa de borras finas.
Boca
Amplo, redondo, sedoso e persistente. Com uma acidez vibrante que traz equilíbrio ao vinho.
Temperatura de servir
É recomendado servir entre 9 e 12 ºC.
Consumo
Até 2026, se for conservado em condições óptimas.
Combinação
Ideal com guisados e pratos de arroz com peixe, marisco grelhado, saladas frescas e petiscos leves.

Vinha e preparação

Idade
Vinhas plantadas entre 1989 e 1990
Solo
As vinhas distribuem-se sobre uma faixa de ardósia.
Clima
Atlântico.
Colheita
Vindima manual das uvas em caixas de 20 quilos, a fim de evitar que as peles se partam e a oxidação, preservando assim os aromas frescos e primários.
Vinificação
As três variedades são vinificadas separadamente. Posteriormente, é realizada uma maceração a frio na qual a Caíño blanco permanece durante mais tempo, a fim de extrair mais dos próprios aromas da variedade. Após a fermentação alcoólica, o vinho é mantido em contato com as suas borras durante aproximadamente 2 meses. No final, o vinho permanece a uma temperatura baixa durante pelo menos mais 6 meses antes de ser engarrafado.
Envelhecimento
Antes de ser lançado no mercado, o vinho amadurece durante 7 meses na garrafa onde termina o seu refinamento.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

Quite an intense Rias Baixas with pear, pomelo, mineral and a some discreet tropical fruit. Crisp and flavorful with lots of fine lees and texture, delivering a sleek and fluid mouth-feel on the mid-palate, followed by some pomelo skin and citrus at the end. Albarino and loureiro. Drink now.

Tim Atkin:

Terras Guada grow nearly all of the Caíño Blanco in Rías Baixas and have made something of a speciality out of the grape. This also includes 2% Albariño and Loureira, but it's effectively a varietal wine. Wonderfully taut, racy and salty, despite its O Rosal origins, with chiselled, mouth-watering acidity, citrus and lemongrass flavours and a balanced, tapering finish. 2023-30