Descrição

Esta vinha está localizada no fundo de uma encosta. Todos os sedimentos e precipitações são aí recolhidos, pelo que é um solo muito profundo, rico em argila e com uma grande quantidade de água, o que significa que em anos secos nunca corre o risco de desidratação. O vinho é rico, com um perfil arredondado e bastante acessível a todos os públicos.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
13.5% vol.
Produção
6.000 garrafas
Variedade
Mencía
Origem
Bierzo

Prova

Vista
Cor vermelha com reflexos carmesim.
Nariz
Grande frescura e um toque bem integrado de fruta confitada.
Boca
Vinho com um tanino muito suave, bom equilíbrio álcool-acidez, o que dá um vinho leve e fresco.
Temperatura de servir
É recomendado servir a 16 ºC.
Consumo
Até 2029, se for conservado em condições óptimas.

Vinha e preparação

Descrição
A zona das Gundiñas está localizada no Caminho de Santiago e a orientação desta zona é para leste. É uma vinha situada no fundo de uma encosta a uma altitude de 250 metros.
Idade
Vinhas com entre 60 e 80 anos.
Solo
Argiloso. As vinhas desta zona têm solos muito profundos e orgânicos. De todas as zonas onde estes vinhos são elaborados, é sem dúvida a que apresenta a menor inclinação e a maior retenção de água.
Clima
Atlântico-continental. É uma zona de transição entre o interior e a costa, pelo que as temperaturas são amenas.
Colheita
Vindima manual.
Vinificação
O processo de vinificação é o mesmo para todas as zonas do projeto, as uvas entram na adega e fermentam em cubas de madeira de 5000 litros. A fermentação é realizada com a uva inteira, com caules. As uvas são trabalhadas diariamente com os pés até que a fermentação alcoólica esteja completa e são deixadas a macerar durante 40 a 60 dias.
Envelhecimento
Envelhecido durante mais de 12 meses em barricas de carvalho francês.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The 2020 La Vizcaína Las Gundiñas has a new plot, a west-facing vineyard that is steeper and cooler. Pérez likes Gundiñas and Rapolao in warmer years like this. In 2020, 50% of the wine matured in 2,000-liter oak foudre and the other half in used 500-liter barrels. It was harvested much earlier, and the wine shows more freshness even if it shows more tannin today. He likes long macerations (40 to 45 days) and works toward having tannins and weight in his wines. Some 6,000 bottles were filled in August 2021.