Descrição

Um rosé elaborado com Mandó que pertence à Celler del Roure, mas que possivelmente se torne mais adiante num projeto independente de Les filles d’Amàlia. É um vinho dedicado à Amalia, a mãe do criador do vinho. A etiqueta frontal diz "Blanc de Mandó" porque é elaborado como um vinho branco com uvas tintas desta variedade valenciana. A contraetiqueta diz "Vi verge" porque não contém vinho de prensa, apenas mosto virgem; e também diz "Rosat" porque no final resulta que este branco é de cor rosada. Como curiosidade, "Les Prunes" significa "as ameixas" em valenciano. O resultado é um vinho leve, vivo, muito expressivo no nariz e um pouco mais afiado na boca que nas duas colheitas anteriores.

Informações de produto

Tipo
Rosé
Colheita
2019
Álcool
12.0% vol.
Produção
12.000 garrafas
Variedade
100% Mandó
Outros formatos disponíveis:
Origem
Valencia

Prova

Vista
Rosa pálido.
Nariz
Aromas de fruta pura e fresca de uma tarde estival.
Boca
Passagem fresca com sabor delicado de ameixa silvestre que ainda não amadureceu por completo.
Temperatura de servir
Entre 10 e 12 ºC.
Consumo
Até 2022, se for conservado em condições óptimas.

Vinha e preparação

Nome
El Bosquet et Casa Pitxó.
Descrição
Vinhas de cultivo ecológico certificado plantados a uma altitude de cerca de 600 metros acima do nível do mar.
Idade
Videiras de entre 20 e 40 anos.
Solo
Franco-arenoso.
Clima
Mediterrâneo. A vindima de 2019 foi marcada por duas tempestades com efeitos diferentes nas vinhas. A primeira, na Páscoa com precipitação até 200 litros por metro quadrado numa semana, beneficiou as plantas, enquanto a segunda, na segunda metade da vindima com 300 litros por metro quadrado em 3 dias, estradas cortadas, rios a transbordar e casas evacuadas, danificou as uvas de Les Alcusses que nessa altura estavam quase maduras, especialmente a Monastrell. O resultado da colheita foram vinhos com baixo teor alcoólico, boa acidez e mais imediatos do que os da vindima de 2018.
Rendimento
30 hectolitros por hectare.
Colheita
Vindima manual em caixas de 15 quilos.
Vinificação
Prensagem directa, sem tempo de maceração com as peles. A fermentação começa com levedura indígena em tanques de aço inoxidável e termina em velhos jarros de barro enterrados no solo.
Envelhecimento
Envelheceu durante 6 meses em vasos de barro de 2.800 litros.
Engarrafamento
Maio de 2020.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The still rosé 2019 Les Prunes is part of the range called Les Filles d'Amalià that has a sparkling wine and will have a sweet wine too. This is really a blanc de noirs, but it comes out as a pale rosé, from 100% Mandó grapes matured in tinaja for six months. It has moderate alcohol (12%) and a pH of 3.09 with notable acidity, which makes it light and lively. It's a bright pink wine with an expressive nose with delicate notes of roses, more like a white than a red. This is a serious rosé with a dry and mineral texture, unusual in rosés. This is the third vintage for this wine, and the wine seems to have a little more depth than the 2018, which was a little sharper. 10,000 bottles produced. It was bottled in June 2020.