Descrição

Um vinho que nasceu para ser reflexo da diversidade das vinhas de uma aldeia e do trabalho dos viticultores. As parcelas que delimitam com as propriedades da quinta Remelluri pertencem a dois dos municípios mais interessantes de Rioja: Labastida e San Vicente de la Sonsierra. Provém de uma seleção de 33 parcelas da vinha de Labastida, este tinto é a encarnação da iniciativa de Telmo Rodríguez para render homenajem ao trabalho de várias famílias que históricamente forneceram uvas a Remelluri e que são a origem de muitos dos grandes vinhos de Rioja.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2016
Álcool
14.0% vol.
Variedade
92% Tempranillo, 6% Garnacha, 2% otras
Outros formatos disponíveis:
Origem
Rioja

Prova

Vista
Cor cereja.
Nariz
Aromas expressivos e aromáticos com frutos vermelhos e notas florais
Boca
Boca marcada pela precisão fresca e profunda de um vinho algo mais moderado e vertical.
Temperatura de servir
16 ºC.
Consumo
Até 2025, se conservado em condições óptimas.

Vinha e preparação

Descrição
33 vinhas plantadas nas quintas de Marrate, El Calvario, Castrijo, Las Ginebras, El Bosque, La Torera, La Carbonera, Govate, Mugazabal e Henares. Localizadas entre os 440 e os 710 metros de altitude.
Idade
Entre 35 e 85 anos.
Solo
Terraços calcários juntamente com solos argilo-calcários.
Clima
A vindima de 2016 caracterizou-se por temperaturas mais amenas do que o normal ao longo do ano e chuvas muito abundantes nos meses de inverno, o que levou a uma brotação muito séria. A seca significativa nos meses de verão causou stress hídrico e amadurecimento tardio, o que foi conseguido graças às últimas chuvas de setembro.
Rendimento
37,5 hectolitros por hectare.
Colheita
Vindima manual entre 15 e 21 de outubro de 2016. Transporte em caixas até à adega.
Vinificação
Fermentação em depósitos de aço inoxidável com leveduras autóctones.
Envelhecimento
13 meses emn barricas de carvalho de diferentes tamanhos.
Engarrafamento
Entre 19 de abril e 18 de maio de 2018. Depois guarda-se na adega dois anos para que para se estabelecer e envelhecer antes de ser comercializado.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The 2016 Lindes de Remelluri Viñedos de Labastida, from a high-yielding year, matured in a combination of barriques of different origins and aged for 13 months. It has contained ripeness, integrated alcohol, nice balance and a nice expression on the nose. It shows more restraint than the one from San Vicente. I think the year shows the character of each village quite faithfully, and this time I prefer the Labastida again. It has a nice thread on the palate, velvety textured with very fine tannins. 53,927 bottles produced. It was bottled in April and May 2018. - Luis Gutiérrez. 

Tim Atkin:

Harvested around a week later than the Lindes San Vicente cuvée, this is all from cooler Labastida, where Telmo Rodríguez sources grapes from local growers. Tighter and more focused, with more sap and tannins as well as a little more alcohol, this is another impressive blend from one of Spain's leading wine personalities. 2021-25.