Descrição

O primeiro champagne millésimé da G.H. Mumm foi engarrafado em 1842 e, desde então, esta distinção tem sido mantida apenas nas melhores colheitas, como foi o caso em 2015. É dominado pela casta Pinot noir proveniente de vinhas Grand Cru da Montagne de Reims. De acordo com Laurent Fresnet, mestre de adega da Mumm, esta colheita originou um champagne sedutor e tentador, com um bouquet rico e "no auge da sua evolução".

 

Informações de produto

A adega
Tipo
Champagne
Colheita
2015
Álcool
12.5% vol.
Variedade
75% Pinot noir, 25% Chardonnay
Origem
Champagne

Prova

Vista
Cor amarela pálida com subtis reflexos dourados.
Nariz
Revela notas ligeiramente reduzidas, seguidas de aromas de pêssego, pera madura e mel de acácia que encontram uma harmonia maravilhosa com matizes delicados de madressilva, kiwi e tostados.
Boca
O ataque é fresco e expressivo, com aromas sedutores de pêssego vermelho e pera madura com notas meladas. Voltam as sugestões de frutas exóticas (kiwi, lichia), com madressilva e espinheiro que precedem um final caracterizado por aromas tostados e notas de biscoito que equilibram o vinho e o levam à perfeição.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 ºC.
Consumo
Ótimo desde o momento da compra, embora possa ser guardado por mais alguns anos nas condições adequadas e desenvolva mais complexidade e notas de massa folhada.
Combinação
Maravilhoso como aperitivo ou com um saboroso brunch ou a acompanhar pratos simples e requintados como carpaccio de vieiras, ostras, abacates com ovos cozidos, presunto de Reims, salada de lagosta ou ceviche de salmão.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas 100% Grand Cru. A Pinot noir provém da Montagne de Reims, especificamente das aldeias de Verzy, Ambonnay e Verzenay, enquanto a Chardonnay provém da Côte des Blancs, de parcelas cultivadas em Cramant e Avize.
Clima
O ano de 2015 caracterizou-se por um tempo húmido típico da região de Champagne, seguido de um clima invulgarmente seco, ideal para manter as uvas em perfeita saúde durante a vindima. Em geral, foi um ano notável com uvas excecionalmente maduras que serviram como um prenúncio do carácter rico e sedutor que se desenvolveria no vinho.
Colheita
Vindima manual.
Vinificação
Tradicional com fermentação maloláctica completa. Dosagem de 6 gramas de açúcar por litro (Brut).
Envelhecimento
Envelhecido em rima durante 5 anos nas icónicas caves da Maison Mumm escavadas na rocha calcária que se encontra por baixo da cidade de Reims.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

Very aromatic, with a slew of cherry, red berry, marzipan, and floral honey. Excellent depth and some real complexity on the generous palate. Very long, chalky and lemony finish that is decisively dry. 100% Grand Cru, dominated by pinot noir with a small amount of chardonnay. Disgorged in May 2021. Drink or hold.

Falstaff:

Subtle notes of Red Delicious apple are joined by rounded notes of freshly baked yeast pastry. The palate is rounded and smooth with a lovely texture that is only enhanced by the fine, creamy mousse. That sense of rich autolysis lends some generosity but the freshness leaves this taut and mouthwatering despite the rounded body. Beautiful.