Descrição

Esta Garnacha com bolhas é a sugestiva proposta da Pago de Tharsys. Um cava rosé valenciano com aromas de cerejas e lácteos ideal para combinar com cheesecake. Complexo e intenso mas com muito comprimento e persistência. Uma escolhar perfeita para os adeptos dos espumantes rosados. 

Informações de produto

A adega
Tipo
Cava
Colheita
2017
Álcool
12.0% vol.
Produção
3.220 garrafas
Variedade
100% Garnacha
Origem
Cava

Prova

Vista
Elegante cor de pele de cebola com uma borda brilhante, ligeiramente acobreada. Bolhas extremamente finas, delicadas e persistentes.
Nariz
Notas subtis de framboesa e cereja sobrepostas com frutos secos ligeiramente tostados, toffee, aromas minerais de talco e pedra calcária.
Boca
Sensação redonda e cremosa, bolhas delicadas e envolventes. Destacam-se as cerejas e morangos selvagens, bem como as notas tostadas do longo envelhecimento em rima que conferem a este cava a untuosidade e cremosidade. Deixa uma memória limpa, fresca e persistente no paladar que exige um segundo gole com urgência.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 ºC.
Consumo
Até 2023, se conservado em condições óptimas.
Combinação
Mariscos, pratos de arroz e guisados de camarão, lagosta, lagostins e santola.

Vinha e preparação

Descrição
A vinha está localizada num planalto em Requena, a uma altitude superior a 700 metros acima do nível do mar, virada a norte-sul com uma ligeira inclinação.
Idade
Mais de 40 anos.
Solo
Principalmente calcário com algumas tiras de argila em camadas profundas que ajudam a reter a humidade em períodos muito secos.
Clima
Forte influência mediterrânica. O outono, inverno e primavera de 2017 tiveram precipitações suficientes para fornecer uma boa reserva de água, o que foi ideal para o período de brotação. O verão foi muito quente e seco, fazendo com que a colheita fosse inferior à dos anos anteriores: cachos pequenos e bagas muito pequenas mas saudáveis. As altas temperaturas do verão anteciparam a data da colheita para a segunda quinzena de Agosto. Esta Garnacha foi colhida a 26 de Agosto. As baixas temperaturas nocturnas em Agosto deram às uvas uma acidez extraordinária que equilibrou a grande maturação fenólica desta vindima.
Colheita
Todo o trabalho na vinha respeita os preceitos da agricultura biológica. Não são utilizados herbicidas, pesticidas químicos ou fertilizantes sintéticos; apenas são utilizados recursos naturais e fertilizantes orgânicos que respeitem o equilíbrio do ambiente e contribuam para o enriquecimento da biodiversidade da vinha. As uvas são colhidas à mão em caixas de 10 quilogramas. É utilizada uma mesa de selecção.
Vinificação
Método tradicional que controla todo o processo desde a colheita até que a garrafa esteja pronta para ser desfrutada. O mosto flor de primeira qualidade deve ser obtido utilizando apenas 66% da extração sem utilizar pressão mecânica. O mosto é arrefecido a 15 ºC e a decantação estática é levada a cabo durante 12 horas. Posteriormente, a fermentação é realizada a 16 ºC. A tiragem do vinho é feita em Janeiro, numa altura de temperaturas ambientes muito baixas.
Envelhecimento
Envelheceu durante um mínimo de 24 meses numa posição horizontal. Um mês antes de se proceder ao dégorgement, o vinho é transferido para as estantes onde é agitado manualmente. A dosagem é de 6 gramas por litro e o licor da expedição vem da solera familiar que contém vinhos com mais de 26 anos de idade.
Engarrafamento
Desgorgado à mão e sem arrefecimento, inspeccionando cada garrafa individualmente.