Descrição

Terras Gauda Etiqueta Negra é um dos vinhos mais especiais da adega, que definiu um estilo próprio na compreensão do potencial de envelhecimento dos brancos galegos. Procura a harmonia entre a Alvarinho, a Caíño branco e a Loureiro e a subtileza do carvalho francês. O Alvarinho contribui com os seus aromas frutados e uma sensação de volume na boca, o Loureiro proporciona uma intensidade aromática floral e o Caíño branco é responsável pela sua grande estrutura e singularidade.

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco Fermentado em pipa
Colheita
2021
Álcool
12.5% vol.
Produção
40.000 garrafas
Subzona
O Rosal
Variedade
70% Albariño, 23% Caíño blanco, 7% Loureiro
Origem
Rías Baixas

Prova

Vista
Cor amarela dourada.
Nariz
Este vinho tem um atraente percurso aromático que começa com um notável poder frutado onde se destacam os aromas de clementina, limão e líchia e as ténues notas de flor de camomila. A estes aromas juntam-se apontamentos terrosos, de especiarias e de pimenta branca. No final aparecem notas de brioche, tosta e noz-moscada.
Boca
Poderoso, estruturado e vivo. É elegante e opulento ao mesmo tempo, dando uma sensação aveludada e envolvente. O seu final é longo e persistente.
Temperatura de servir
É recomendado servir entre 9 e 12 ºC.
Consumo
Até 2027 se conservado em condições óptimas. Recomenda-se a oxigenação ou a decantação.
Combinação
Ideal para acompanhar peixes assados, carnes brancas, pratos de arroz, massas e até foie gras.

Vinha e preparação

Descrição
A Albariño e a Caíño branco provêm das parcelas de menor altitude, mais húmidas e quentes. A Loureiro provém de vinhas situadas a maior altitude, mais frescas e secas.
Clima
Atlântico.
Colheita
Foram selecionadas parcelas específicas para cada variedade. O Alvarinho foi colhido entre 13 e 18 de setembro e o Caiño entre 21 e 25 de setembro.
Vinificação
Uma vez obtidos os mostos, a equipa decide as percentagens ideais para compor o lote que fermenta em barricas e foudres novos e de um e dois usos de carvalho francês.
Envelhecimento
Após as fermentações alcoólica e maloláctica, inicia-se um lento processo de envelhecimento sobre as borras com três battonages semanais nas barricas e duas nos foudres. O vinho permanece durante 5 meses em contacto com as borras nas barricas e 9 meses e meio nos foudres.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

Nervy and mineral nose with a hint of herbs to the lemon rind and green apples. Pretty substantial and tangy on the medium-bodied palate full of crushed stones. Crystalized acidity zips up the palate with a saline smack in the finish. Pure and driven. Drink now.

Tim Atkin:

First made in 1993, when it was fermented in American oak, this pioneering wooded assemblage of Albariño with 23% Caíño Blanco and 7% Loureira sees a combination of French barrels and foudres these days. Complex, textured, layered and intense, it combines fennel and wild herb aromas with a palate of vanilla spice, lime, quince and pink grapefruit and a dab of cream. 2023-29