Descrição

Este Urbina Brut é considerado o primeiro vinho espumante espanhol do município com denominação de origem qualificada. Isto é possível graças ao facto de todas as uvas utilizadas na sua produção serem provenientes da mesma localidade (Cuzcurrita del Río Tirón), e mais especificamente da zona conhecida como Valle del Ángel, uma vinha com mais de 35 anos plantado com a títica variedade branca Viura. É a primeira colheita deste vinho, que ao mesmo tempo é também o primeiro espumante elaborado pela adega que elabora outros estilos de vinho desde 1870. Sem dúvida, uma pequena jóia para os mais exploradores.

Informações de produto

A adega
Tipo
Espumante
Colheita
2017
Álcool
11.5% vol.
Produção
11.500 garrafas.
Variedade
100% Viura
Origem
Rioja

Prova

Vista
Ouro pálido com um bordo de aço, com tons ligeiramente esverdeados. Bolhas finas e persistentes que formam uma coroa de espuma delicada de renda.
Nariz
Intensidade média dominada por notas cítricas, frutos de caroço, melão, notas de jasmim, funcho, ervas aromáticas e notas de adocicadas no fundo. Pastelaria e sugestões de levedura, brioche e bolacha, o que lhe confere grande requinte e elegância.
Boca
Espuma cremosa, com acidez refrescante, amplo volume e saborosa memória de "mousse" de limão sobre um fundo de brioche. Muito longo no paladar com boa maturidade e complexidade. O ataque é doce, frutado e maduro, com notas de damasco, melão e toranja com traços de mel sobre um fundo de funcho, feno e flores brancas. Saboroso, equilibrado e fresco no paladar, com um travo franco e nuances agradavelmente amargas.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 ºC.

Vinha e preparação

Nome
Paraje Valle del Ángel
Descrição
Selecção de uvas das vinhas da própria Bodegas Urbina. Estes vinhedos, localizados em Cuzcurrita de Río Tirón, são cultivados pela equipa de viticultores da família Urbina.
Idade
Mais de 35 anos.
Vinificação
Elaborado segundo o método tradicional, com uma segunda fermentação. Permanece pelo menos 15 meses na garrafa, com 'dégorgement' manual sem congelar. Após a vindima os cachos inteiros são suavemente prensados para extrair o mosto, que fermenta a 18 ºC muito lentamente, trabalhando com as borras para lhe conferir estrutura e untuosidade.