Descrição

Verdeal apresenta-se com uma simpática flor no seu rótulo, e não é coincidência. As recordações florais estão em todo momento presentes neste Verdejo graças aos cuidados que se tomam durante a sua elaboração (maceração pelicular do mosto com as peles, decantação longa e fermentação a baixa temperatura). O seu contacto com as borras permite também a aparição das sensações mais amplas e glicerílicas na boca. 

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2020
Álcool
13.4% vol.
Variedade
100% Verdejo
Outros formatos disponíveis:
Origem
Rueda

Combinação

Tartar de salmón y aguacate

El condimento herbáceo y algo picante del tartar funciona perfectamente con un verdejo aromático como éste.

Prova

Vista
Cor palha pálida com tonalidades de verde intenso.
Nariz
Dominam as notas de fruta fresca (maçã verde), fruta de caroço (pêssego) e matizes cítricos (toranja, casca de limão), destacando a sua frescura, que dá lugar a tons intensos de ervas de montanha e flores brancas, com um delicado fundo balsâmico e mineral e um final de anis.
Boca
Paladar amplo, elegante, fresco e bem estruturado. Saboroso e equilibrado. Final complexo, longo e muito aromático com tons agradavelmente amargos, como convém à variedade, dando-lhe comprimento e um final com notas de fruta fresca, balsâmicas e funcho.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 ºC.
Combinação
Ideal com camarão vermelho, peixe, pratos de arroz e aperitivos.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas cultivadas em espaldeira e de sequeiro localizadas a uma altitude entre 700 e 800 metros acima do nível do mar, com declives suaves.
Idade
Mais de 30 anos.
Solo
Solos ricos em cálcio e magnésio, pedregosos com boa aeração e drenagem e afloramentos calcários. Permeáveis e saudáveis, a sua textura varia de arenosa a limosa.
Clima
A colheita de 2020 caracterizou-se por chuvas frequentes durante a primavera e seca durante o verão e o período de vindima.
Rendimento
Entre 6.000 e 4.500 quilos por hectare.
Colheita
A vindima foi realizada entre os dias 20 e 27 de Setembro.
Vinificação
O mosto é macerado com as peles durante 6 a 12 horas a uma temperatura de 6 a 8ºC. Isto permite uma maior extracção dos componentes aromáticos e do carácter varietal, bem como o enriquecimento das sensações na boca. A decantação é longa, a fim de aumentar a contribuição de aromas frutados. Finalmente, a fermentação tem lugar a baixas temperaturas, o que ajuda a manter e intensificar o carácter varietal.
Envelhecimento
Após a fermentação, os vinhos são mantidos durante um período de tempo em contacto com as borras finas para melhorar as características estruturais do vinho, proporcionando ácidos gordos e uma sensação na boca mais ampla e glicerílica.