Descrição

O rótulo deste vinho apresenta o brasão de armas da Abadia de Gomariz, à qual deve o seu nome. Elaborado em Gomariz, a mais antiga propriedade vitícola da Península Ibérica, segue as teorias de viticultura natural de Fukuoka, agricultor, biólogo e filósofo japonês. É um vinho atraente, aromático, complexo, com sabores puros, encorpado e extremamente elegante.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2018
Álcool
13.5% vol.
Produção
10.000 garrafas
Variedade
50% Sousón, 50% Brancellao, Ferrol, Mencía
Outros formatos disponíveis:
Origem
Ribeiro

Prova

Vista
Cor cereja escura com um bordo granada.
Nariz
Aromático, complexo e com um perfil frutado de bagas pretas, cassis, um toque de casca de árvore e alcaçuz preto, sobre uma base extraordinariamente complexa e mineral (ardósia) com suaves notas fumadas.
Boca
Tinto puro, encorpado e muito elegante, com um núcleo sápido de frutos pretos, taninos moderados e um final longo e equilibrado. Ainda é bastante jovem, pelo que pode ser-lhe dado um pouco mais de tempo para arredondar os seus taninos.
Temperatura de servir
É recomendado servi-lo a 16 ºC.
Combinação
Polvo galego, carne de vaca e cordeiro. É um vinho muito versátil, pelo que pode ser harmonizado muito bem com quase todos os tipos de carne e legumes.

Vinha e preparação

Nome
Pago de As Viñas.
Descrição
Vinhas em espaldeira e duplo cordão Royat das parcelas situadas em Gomariz, Vilerma, Viña Do Ramón, Inferniño, O Pazo, O Taboleiro, O Campo, A Taina, Ferreira e Canceliña. Viticultura segundo os preceitos de Fukuoka e Rudolf Steinner e totalmente livre de toxinas químicas.
Solo
Bancos e declives suaves de xisto, areia e argila.
Clima
O ciclo de vindima de 2018 foi afetado por uma primavera com invernos frios e pouca precipitação que a antecipou, favorecendo o abrolhamento. O Figueiral foi poupado às geadas de abril. O verão quente e extremamente seco antecipou a vindima.
Colheita
A vindima foi manual, com seleção na vinha, em caixas de 18 quilos, com início a 23 de agosto.
Vinificação
Mesa de seleção; maceração pré-fermentativa a frio e fermentação alcoólica com leveduras selvagens a temperatura controlada em cubas de aço inoxidável com remontagens e/ou perfurações frequentes. O coupage dos vinhos das diferentes quintas foi efectuado em fevereiro, após fermentação maloláctica também em cubas.


Envelhecimento
Envelhecido durante 12 meses em barricas usadas de carvalho francês de 500 litros. Refinado em garrafa por um período mínimo de 6 meses.
Engarrafamento
Em abril de 2022.