Descrição

Invulgar branco doce de Sauvignon blanc que surpreende pela sua frescura e complexidade. É o resultado de várias colheitas de ensaios e pequenas vinificações. Na prova, conserva a tipicidade da casta francesa e uma elegância fresca e limpa, sinal de uma boa elaboração e de uma correcta interpretação da casta. Apresentado em formato de 50 centilitros.  

Informações de produto

Tipo
Sweet white
Colheita
2022
Álcool
11.0% vol.
Variedade
100% Sauvignon blanc
Origem
Rueda

Prova

Vista
Cor amarela pálida com reflexos esverdeados.
Nariz
Destaca-se pela sua expressão aromática invulgar, tendo em conta que se trata de um vinho doce: notas vegetais e de frutos exóticos coexistem com notas de erva acabada de cortar e um ligeiro toque mineral.
Boca
Apresenta uma sensação aveludada e muito fina. Mantém o carácter típico da Sauvignon blanc, aquela elegância fresca e limpa. É um vinho de grande intensidade, estruturado, persistente e redondo, com uma perfeita harmonia entre a acidez, o álcool e o açúcar.
Temperatura de servir
Entre 5 e 7 °C.
Combinação
Ideal para acompanhar entradas e aperitivos com foie gras, frutos secos e queijos, especialmente queijos curados e picantes. Também é perfeito para acompanhar sobremesas e sozinho.

Vinha e preparação

Descrição
As uvas utilizadas para a elaboração deste vinho provêm das primeiras vinhas de Sauvignon blanc plantadas em Rueda, certificadas como biológicas desde 2018. Não são utilizados pesticidas, fungicidas sintéticos ou herbicidas no seu cultivo.
Idade
Mais de 30 anos.
Solo
Formada pela caraterística plataforma de pedregulhos, é muito pobre em matéria orgânica e apresenta afloramentos calcários nos níveis mais elevados.
Clima
A vindima de 2022 foi marcada por um verão de seca severa e por sucessivas ondas de calor que fizeram subir as temperaturas. Como resultado, as vinhas pararam de amadurecer em agosto. A paciência e a espera até setembro, quando as chuvas chegaram e as temperaturas moderaram, permitiram uma maturação fenólica lenta, com níveis de acidez adequados. A falta de água durante o verão permitiu que as uvas chegassem à adega em perfeitas condições sanitárias e que os mostos resultantes fossem de grande qualidade.
Colheita
Vindima de uvas sobremaduradas na vinha.
Vinificação
Maceração a temperaturas extremamente baixas para manter os aromas varietais.
Envelhecimento
Após a fermentação, procede-se a um trabalho constante das borras durante 6 meses, a fim de obter um paladar estruturado e complexo.