Descrição

A fermentação em barrica, que em José Pariente é um processo extremamente cuidadoso, permite-nos obter um vinho de extraordinárias tonalidades com um elegante equilíbrio entre a fruta e a madeira. O resultado é um vinho branco profundo, untuoso e complexo

Informações de produto

Tipo
Branco Fermentado em pipa
Colheita
2022
Álcool
13.5% vol.
Variedade
100% Verdejo
Origem
Rueda

Prova

Vista
Cor amarela dourada brilhante.
Nariz
Intenso, complexo, com aromas a especiarias e balsâmicos (anis e eucalipto) e notas fumadas.
Boca
Um vinho branco volumoso, untuoso, muito elegante e poderoso, com uma acidez e mineralidade muito boas que garantem uma passagem longa e viva pelo paladar.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 °C.
Consumo
Agora e até 2028, se for mantido em boas condições.
Combinação
Ideal para acompanhar mariscos de sabor intenso, peixe no forno, com molhos ou grelhados, pratos de arroz, carnes suaves, presunto ibérico e foie gras.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhedos em vaso situados no caminho do porto, no município de La Seca e em Hornillos de Eresma, cultivados segundo uma agricultura ecológica baseada na lavoura, na manutenção do solo através de coberturas vegetais e no enxofre.
Idade
Mais de 60 anos.
Solo
De quartzito (vinhedo La Seca) e arenoso (vinhedo Eresma).
Clima
A vindima de 2022 foi marcada por um verão de seca severa e por sucessivas ondas de calor que fizeram subir as temperaturas. Como resultado, as vinhas pararam de amadurecer em agosto. A paciência e a espera até setembro, quando as chuvas chegaram e as temperaturas moderaram, permitiram uma maturação fenólica lenta, com níveis de acidez adequados. A falta de água durante o verão permitiu que as uvas chegassem à adega em perfeitas condições sanitárias e que os mostos resultantes fossem de grande qualidade.
Rendimento
3.000 quilogramas por hectare.
Colheita
Vindima manual em caixas de 20 quilos. Dupla seleção: no campo e na adega.
Vinificação
A fermentação alcoólica é realizada em barricas de carvalho francês de 500 e 228 litros e a fermentação maloláctica parcial.
Envelhecimento
Estágio de 11 meses, com o vinho em contacto permanente com as suas borras graças à 'bâtonnage'.