Descrição

A fermentação em barrica, que em José Pariente é um processo extremamente cuidadoso, permite-nos obter um vinho de extraordinárias tonalidades com um elegante equilíbrio entre a fruta e a madeira. O resultado é um vinho branco profundo, untuoso e complexo

Detalhes do produto

Tipo
Branco fermentado em barrica
Colheita
2022
Álcool
13.5% vol.
Variedade
100% Verdejo
Origem
Rueda
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
Cor amarela dourada brilhante.
Nariz
Intenso, complexo, com aromas a especiarias e balsâmicos (anis e eucalipto) e notas fumadas.
Boca
Um vinho branco volumoso, untuoso, muito elegante e poderoso, com uma acidez e mineralidade muito boas que garantem uma passagem longa e viva pelo paladar.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 °C.
Consumo
Agora e até 2028, se for mantido em boas condições.
Combinação
Ideal para acompanhar mariscos de sabor intenso, peixe no forno, com molhos ou grelhados, pratos de arroz, carnes suaves, presunto ibérico e foie gras.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhedos em vaso situados no caminho do porto, no município de La Seca e em Hornillos de Eresma, cultivados segundo uma agricultura ecológica baseada na lavoura, na manutenção do solo através de coberturas vegetais e no enxofre.
Idade
Mais de 60 anos.
Solo
De quartzito (vinhedo La Seca) e arenoso (vinhedo Eresma).
Clima
A vindima de 2022 foi marcada por um verão de seca severa e por sucessivas ondas de calor que fizeram subir as temperaturas. Como resultado, as vinhas pararam de amadurecer em agosto. A paciência e a espera até setembro, quando as chuvas chegaram e as temperaturas moderaram, permitiram uma maturação fenólica lenta, com níveis de acidez adequados. A falta de água durante o verão permitiu que as uvas chegassem à adega em perfeitas condições sanitárias e que os mostos resultantes fossem de grande qualidade.
Rendimento
3.000 quilogramas por hectare.
Colheita
Vindima manual em caixas de 20 quilos. Dupla seleção: no campo e na adega.
Vinificação
A fermentação alcoólica é realizada em barricas de carvalho francês de 500 e 228 litros e a fermentação maloláctica parcial.
Envelhecimento
Estágio de 11 meses, com o vinho em contacto permanente com as suas borras graças à 'bâtonnage'.

Avaliação dos especialistas

Tim Atkin:

Opulent and rich but not overdone. Vines are over 60 years old in La Seca and Hornillos de Eresma and carry some of the aniseed bitterness and minty notes typical of the area. It is a creamy wine with very fine oak tannin following fermentation (including partial malolactic) in French oak and ageing for a further 11 months. The oak brings substantial weight and a little woody, gingery spice. Delicate jasmine aromas and a mineral core balance the wine which is sufficiently restrained to maintain its elegance. 2025-29