Descrição

A Hacienda López de Haro afirma que "a complexidade e a fineza só se alcançam com o passar do tempo". Este é, sem dúvida, um tinto que a passagem do tempo arredondou para o tornar num dos melhores vinhos criados pela adega até à data, para além de ser o melhor tinto espanhol segundo a Decanter. Com um perfil aromático tremendamente complexo e um sabor tão subtil quanto fino, este coupage de Tempranillo e Garnacha promete proporcionar altas doses de prazer.

Informações de produto

Tipo
Red - Gran Reserva
Colheita
2004
Álcool
14.0% vol.
Variedade
Tempranillo, Garnacha
Origem
Rioja

Prova

Vista
Mantém uma boa intensidade apesar da sua longa vida. Predominam os tons avermelhados no bordo com o reflexo vivo dos matizes cereja que tinha na sua juventude.
Nariz
Destacam-se as notas de especiarias e alcaçuz. É um vinho muito complexo e intenso, com um caráter balsâmico, com notas de eucalipto e violetas. O envelhecimento prolongado confere-lhe aromas de raízes e folhas, entrelaçados com tabaco, baunilha e descritores de frutos secos da barrica.
Boca
Possui uma grande intensidade, suportada por um esqueleto robusto, mas com sensações táteis muito agradáveis. Doce e envolvente no início, abre-se no paladar com uma boa acidez e um ligeiro amargor no final que gera um travo cheio de matizes. Um vinho domado pelo tempo numa colheita de grande maturidade.
Temperatura de servir
É recomendado servir entre 17 e 18 ºC.
Consumo
Até 2028, se for mantido em boas condições.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas velhas, algumas delas plantadas "em cuadro" ou dentro de uma moldura real, logo após a invasão da filoxera.
Idade
70 anos.
Solo
Argilo-calcários.
Clima
Vindima excelente em geral, com condições climatéricas ideais em Setembro e Outubro.
Colheita
Vindima manual e escalonada durante a primeira quinzena de Outubro, de acordo com o momento óptimo de maturação: a Tempranillo foi colhida primeiro, seguida da Garnacha.
Vinificação
Cada casta e cada local foram fermentados separadamente em depósitos de aço, sempre com as leveduras próprias da uva e com fermentação maloláctica espontânea. A fermentação foi realizada à temperatura habitual (25 ºC), com macerações curtas e muito respeitosas.
Envelhecimento
Estágio de três anos e meio em barricas de carvalho francês de Bordéus, metade novas e metade usadas. Posteriormente, foi efetuado um loteamento para terminar o seu refinamento durante uma longa estadia na cave de garrafas.

Avaliação dos peritos

Decanter:

Awarded 'Best in Show' at DWWA 2021, this gran reserva is still showing impeccable class and drinking beautifully now. A blend of old-vine Tempranillo from Sonsierra and Garnacha from Alto Najerilla, with 42 months new and used French oak. Complex, perfumed, evolved savoury aromas, with notes of mushroom, damsons, black fruit and baked plums. Harmonious palate with subtly shifting layers of black and red fruit, coffee, spice and tobacco, plus fine tannins and a long, memorable finish.

Tim Atkin:

A good follow up to the 2001 release, although this tastes a little more mature than the older vintage, this is a cuvée of Tempranillo with 15% Graciano, showing good structure, plenty of aromatic oak, savoury, balsamic fruit flavours and fine tannins. 2020-24