Descrição

El Puntido é uma das grandes referências de Rioja, um vinho que goza de grande prestígio nacional e internacional em todas as suas colheitas. Marcos Eguren define-o como "a mineralidade da Tempranillo numa zona limite de cultivo".

 

 

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2019
Álcool
14.0% vol.
Subzona
Rioja Alavesa
Variedade
100% Tempranillo
Outros formatos disponíveis:
Origem
Rioja

Prova

Temperatura de servir
16 ºC.
Consumo
Até 2035 se mantido em condições óptimas.

Vinha e preparação

Nome
El Puntido
Descrição
Situado em Páganos, Laguardia, a uma altitude de 600 metros.
Idade
Vinhas plantadas em 1975.
Solo
Textura franco-argilosa e composição calcário-argilosa.
Clima
O ciclo de 2019 começou com um outono de precipitação normal. O inverno desenvolveu-se frio e com precipitação dentro do normal acumulando nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. O mês de março começou extremamente seco e frio. Abril teve temperaturas frescas e o abrolhamento começou nos primeiros dias do mês. Na noite de 12 para 13 de abril as temperaturas desceram abaixo de zero provocando danos por geada em algumas vinhas de forma irregular, sendo de maior importância na zona de Páganos. Início de maio com algumas noites próximas dos zero graus, com destaque para a do dia 5, que voltou a provocar pequenos estragos, sobretudo nas zonas mais altas. A floração iniciou-se na última semana de maio nas zonas mais precoces e no início de junho nas zonas mais altas, com tempo variável, seco e frio, originando uma fecundação irregular e lenta, pelo que o número de bagos por cacho foi inferior ao de um ano normal. Final de junho com temperaturas elevadas e alguns dias de tempestade, com destaque para o dia 28, em que caiu granizo em algumas zonas com muita água, causando alguns estragos. O verdão começou na última semana de julho nas zonas mais precoces e no início de agosto nas zonas mais tardias. agosto soalheiro e seco. A baixa produção e a distribuição equilibrada da precipitação permitiram que a vinha estivesse em condições excecionais, acelerando a maturação das uvas. Início de setembro soalheiro e com grandes expectativas de qualidade devido à baixa produção e ao bom estado sanitário. Chuvas abundantes durante as últimas semanas. Uma vindima geralmente curta, com bagos de tamanho reduzido, que dará origem a vinhos muito bem estruturados, com uma acidez superior à dos anos anteriores e uma qualidade aromática muito importante.
Rendimento
30 hectolitros por hectare.
Colheita
A vindima foi exclusivamente manual, com uma seleção rigorosa dos frutos em óptimas condições sanitárias e de maturação na vinha e na adega, através de uma dupla mesa de seleção. Decorreu entre 4 e 9 de outubro de 2019.
Vinificação
Elaboração tradicional 100% desengaçado. Maceração pré-fermentativa durante 3 dias a uma temperatura de 6 ºC, com remontagens suaves e ligeiro arejamento durante esta fase. Fermentação alcoólica durante cerca de 11 dias a uma temperatura controlada entre 28 e 30 ºC, com uma ou duas remontagens diárias durante a primeira fase e terminando com uma remontagem. Maceração pós-fermentativa durante 9 dias. Transfega direta para barricas novas de carvalho francês onde decorre a fermentação maloláctica.
Envelhecimento
Estágio de 16 meses em barricas novas de carvalho francês e 6 meses em depósitos.