Descrição

Marqués de Riscal começou a elaborar vinhos rosé nos anos 60, coincidindo com o centenário da adega, a partir de vinhas jovens. Actualmente utiliza a Garnacha, juntamente com a Viura e a Malvasía, para conseguir este rosé elaborado pelo método de prensagem dentro de um estilo que permite obter um vinho de grande delicadeza, frescura e suavidade muito surpreendente para este tipo de rosé. É ideal para beber com peixes, mariscos, pastas e arrozes. 

Informações de produto

Tipo
Rosé
Colheita
2019
Álcool
13.5% vol.
Variedade
85% Garnacha, 10% Viura, 5% Malvasía
Outros formatos disponíveis:
Origem
Rioja

Prova

Vista
Rosa pálido, brilhante e vivo.
Nariz
Intensos aromas a morango e framboesa com notas florais.
Boca
É fresco, glicerílico e equilibrado, com um final cheio de agradáveis sensações ácidas.
Temperatura de servir
Entre 10 e 12 ºC.
Combinação
Peixes, mariscos, pastas e arrozes.

Vinha e preparação

Clima
O outono foi quente e praticamente não houve geadas. A 6 de maio houve uma pequena e leve geada que quase não afectou as vinhas. A floração começou a 2 de junho e a frutificação foi irregular. A 'veraison' teve início a 30 de julho. Durante a primeira quinzena de setembro, foram registados 34 litros de chuva, o que atrasou o início da vindima.
Colheita
Começou a 17 de setembro com tempo seco e fresco. A colheita caracterizou-se por um baixo nível de pH e alta acidez, favorecendo o envelhecimento e posterior conservação dos vinhos na garrafa.
Vinificação
Este rosé é elaborado pelo processo de prensagem dentro de um conceito de classicismo e refinamento. Realiza a fermentação em depósitos de aço inoxidável a uma temperatura controlada de entre 14 e 16 ºC para conseguir muito carácter frutado.